Ouça este conteúdo
Mais 69 brasileiros que aguardam a repatriação em Israel serão trazidos ao Brasil ainda nesta sexta (20), de acordo com o embaixador brasileiro no país, Frederico Meyer. Eles serão transportados em um avião cargueiro e de transporte de tropas da Aeronáutica que estava em Roma como apoio à operação de resgate dos cidadãos que aguardam a saída da Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito.
Como não há previsão de liberar a passagem pela fronteira, o avião foi deslocado para Tel Aviv pela manhã, e retorna ao Brasil à noite. Ainda não há informações de onde será o pouso.
Outra aeronave, um KC-30 (A330-200), que tem sido usado desde o início da operação Voltando em Paz, decola do Rio de Janeiro à noite para resgatar mais 176 pessoas que, segundo o embaixador, é o último grupo que o governo tem pedidos de repatriação. Mas, segundo ele, se mais brasileiros pedirem ajuda para retornar ao Brasil, novos voos podem ser programados.
“A instrução que a gente tem é que enquanto houver brasileiros, haverá voos. A nossa expectativa é que esse voo de domingo (22) também possamos dar lugar para [cidadãos de] países latino-americanos”, disse à GloboNews em referência aos pedidos de resgate feitos pela Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Na última quarta (18), o ministro Mauro Vieira, das Relações Internacionais, afirmou que pelo menos 15 estrangeiros podem ser resgatados neste voo. Desde o início da operação Voltando em Paz, já foram repatriados 1.135 brasileiros de Israel.
Meyer afirmou, ainda, que o governo ainda aguarda a abertura da fronteira na cidade de Rafah, no Sul da Faixa de Gaza, para conseguir retirar o grupo de cerca de 30 brasileiros que pediu resgate, mas que não há previsão para isso. Também havia a expectativa de que houvesse uma liberação para a entrada de ajuda humanitária no território ainda nesta sexta (20), o que só deve ocorrer no domingo.
“Estamos dependendo do ok do governo de Israel. Já tem vários caminhões do lado egípcio esperando a passagem. Havia a expectativa de que seria hoje [sexta, 20], ou amanhã [sábado, 21] mas tenho minhas duvidas já que é um dia religioso. Acredito que pode ser no domingo (22)”, disse.
O voo que fará a repatriação deste grupo segue no aeroporto do Cairo à espera da autorização para resgate. O Itamaraty informou que os veículos que farão o transporte dos brasileiros das cidades de Khan Younis e Rafah até a fronteira e, após a passagem, até o aeroporto que será usado, seguem de prontidão.
A guerra entre Israel e o Hamas entrou no 14º dia desde os ataques do grupo terrorista e já soma mais de 5 mil mortos. A região de Gaza segue sitiada pelo exército israelense e sem o acesso de ajuda humanitária, que deve ter uma permissão limitada ainda nesta sexta (20).
O embaixador ainda disse não acreditar na realização de uma incursão por terra do exército de Israel em Gaza, que vem sendo ventilada pelo governo do país há dias, mas que enfrenta barreiras por conta da alta densidade populacional do território e da estrutura hostil ao avanço das tropas.