Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
A sessão do Congresso Nacional que votaria os vetos ao marco temporal para demarcação de terras indígenas foi adiada nesta quinta-feira (23). Esta é a segunda vez que a sessão é adiada. O primeiro adiamento ocorreu no dia 9 de novembro.
Em vídeo divulgado pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Pedro Lupion (PP-PR) falou em “descumprimento de acordos e dificuldades de acordos em relação ao Carf [Conselho Administrativo de Recursos Fiscais] e ao arcabouço fiscal”.
“Os líderes do Congresso acharam por bem cancelar a sessão mais uma vez. Esse adiamento para nós não muda absolutamente nada. Nós vamos, na próxima sessão, votá-los e derrubá-los”, afirmou Lupion sobre os vetos ao marco temporal, já aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.
Nos bastidores, a informação, no entanto, é que a esquerda teme que a derrubada dos vetos do marco temporal gere manifestações dos indígenas em meio à COP 28, evento internacional que será realizado em Dubai nas próximas semanas.