• Carregando...
Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro e ex-juiz. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Assessoria do governador reconheceu que Witzel não fez o curso em Harvard.| Foto: Mauro Pimentel/AFP

O ex-juiz federal e governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) adicionou ao currículo Lattes, plataforma acadêmica, um período sanduíche na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais reconhecidas do mundo. O governador, no entanto, nunca foi aluno da faculdade norte-americana.

A bolsa-sanduíche proporciona que o aluno de doutorado complete parte do curso em uma universidade parceira no exterior. Witzel é estudante de doutorado no departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), com um projeto sobre a judicialização da política.

Ao escrever sobre esta formação, que informa estar em andamento, Witzel acrescentou: "com período sanduíche em Harvard University (orientador: Mark Tushnet)". Tushnet é um reconhecido estudioso do Direito nos Estados Unidos, com quem o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso já fez uma apresentação sobre constitucionalismo e democracia.

Outro lado

A assessoria de imprensa do governador nega que ele tenha mentido para se vangloriar e argumenta que Witzel incluiu em seu currículo que o doutorado estava em andamento, e não concluído. Segundo a assessoria, o ex-juiz adicionou o período sanduíche em Harvard como uma intenção para ser cumprida durante os estudos. Essa edição teria sido feita em 2015, ano em que o governador ingressou na UFF.

Em meio à campanha, no entanto, Witzel não teria conseguido encaixar o período sanduíche. Ele pretende apresentar sua tese até agosto para receber o título de doutor pela UFF.

Para obter a bolsa-sanduíche, o aluno precisa passar por uma seleção. Periodicamente, as universidades divulgam os editais para que os alunos se inscrevam. A assessoria de imprensa da UFF confirmou que Witzel não se candidatou ao programa.

Na semana passada, a química e professora Joana D'Arc Félix passou por contestação semelhante. Ela também citou em seu currículo acadêmico que estudou em Harvard, o que acabou desmentido. Posteriormente, pediu desculpas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]