Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roraima

19 mil garimpeiros deixaram área Yanomami em Roraima, diz senador na comissão

Garimpeiros Yanomami
Chico Rodrigues diz que ainda há cerca de 800 garimpeiros que devem sair do território Yanomami em Roriama nos próximos dias. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O presidente da comissão temporária no Senado que investiga a crise humanitária no território indígena Yanomami em Roraima, Chico Rodrigues (PSB-RR), disse nesta quarta (8) que mais de 19 mil garimpeiros já deixaram a área nos últimos 30 dias. A afirmação foi dada durante a sessão que aprovou o plano de trabalho da comissão.

Segundo o senador, ainda restam cerca de 800 garimpeiros que devem sair da área nos próximos dias. “Se em menos de 30 dias saíram mais de 19 mil [garimpeiros], então, facilmente, no máximo nesse mês de março, poderá a área estar totalmente livre”, disse em registro da Agência Brasil.

Rodrigues ainda cobrou a presença permanente do Estado na região para que esse tipo de situação não se repita. “Se não for assim vai acontecer o que tem acontecido nos últimos 30 anos. O fato vai se tornar recorrente. Ou o Estado se mantém presente, com acompanhamento, fiscalização e controle, ou será mais operação que teremos na área”, disse.

Plano de trabalho

A comissão tem prazo de 120 dias e deve contar com visitas ao Hospital de Campanha de Surucucu e ao da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, além de inspeção na Casa de Saúde Indígena (Casai).

Entre os requerimentos aprovados estão o pedido de informações ao ministro Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sobre os recursos recebidos e os efetivamente gastos pelo Fundo Amazônia desde 2003, com foco na área; a realização de audiências públicas e a documentação dos trabalhos da comissão pela TV Senado.

A comissão também aprovou o chamamento de entidades indígenas a prestarem esclarecimentos, como o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Procuradoria da República em Roraima e o Instituto Socioambiental (ISA).

E, ainda, representantes da Cooperativa de Extrativismo Minero Artesanal de Roraima, da Cooperativa de Garimpeiros de Roraima, da Associação Nacional do Ouro (Anoro) e do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Títulos de Valores Mobiliários no Estado de São Paulo (Sindival).

A comissão também vai ouvir, em audiência pública, os ministérios dos Povos Indígenas; Direitos Humanos; Saúde; Meio Ambiente; Justiça e Segurança Pública; Minas e Energia; Fazenda e Defesa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.