O presidente ucraniano Vlodimyr Zelenksy pediu para se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Nova York nos próximos dias, afirmou a Reuters. Os dois estão nos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O presidente da Ucrânia tentou se encontrar com Lula há pouco mais de quatro meses, quando os dois estavam no Japão para a Cúpula do G7 (grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo). Na ocasião, o mandatário brasileiro declinou de um encontro com Zelenksy justificando falta de agenda.
Nos últimos meses Lula fez declarações polêmicas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. O conflito teve início em fevereiro de 2022, quando o presidente Vladimir Putin mandou suas tropas invadirem o país. Recentemente, o petista chegou a dizer que a Ucrânia era tão culpada pela guerra quanto a Rússia.
“As declarações de Lula não trazem nenhuma paz. É estranho falar sobre a segurança da Rússia. Apenas a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que devem ser dadas para a segurança da Rússia. Eu simplesmente acredito que ele [Lula] tem sua própria opinião. Os pensamentos não precisam coincidir com os de Putin”, disse Zelenksy à EFE.
Ainda de acordo com o jornal O Globo, o presidente Lula ofereceu dois horários para se encontrar com o líder ucrâniano. O encontro entre os dois, porém, ainda não foi confirmado.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Faltam justificativas para prisão de Braga Netto
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF