O governador mineiro Romeu Zema (Novo-MG) vou a defender a reversão da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para concorrer às eleições presidenciais de 2026 ou a unificação da direita por um nome para a disputa.
De acordo com ele, Bolsonaro segue como o mais competitivo capaz de concorrer contra a esquerda no ano que vem.
“Eu espero que ele vença essa batalha [da reversão da inelegibilidade]. Não há, segundo as próprias pesquisas, nenhum nome que supere o dele [Bolsonaro] com chances de ganhar da esquerda”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo na terça (28).
Ele próprio se colocou à disposição para concorrer ou apoiando um nome que seja mais viável, além de trabalhar pela eleição de um sucessor no governo mineiro. Entre as opções, está o vice Mateus Simões (Novo-MG).
Além de Zema, também despontam na direita nomes como o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), nome mais forte depois de Bolsonaro; o goiano Ronaldo Caiado (União-GO), e o paranaense Ratinho Jr. (PSD-PR).
“Me parece que não é algo fácil devido a questões partidárias, de ego, mas que se tente pelo menos, que se trabalhe e que ele [Bolsonaro] também venha a apoiar”, pontuou em caso de não se conseguir reverter a inelegibilidade de Bolsonaro.
Zema tem ganhado os holofotes nas últimas semanas após entrar em um embate direto com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa dos vetos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e que afetam diretamente aos estados endividados com a União.
Lula chegou a dizer que deveria ganhar um troféu de Zema por ouvir os governadores, além do ministro Fernando Haddad (Fazenda), que teceu duras críticas a ele.
"Os cinco governadores que se reuniram comigo [para discutir o projeto] são de oposição aberta ao presidente e o projeto aprovado no Congresso vai muito além do que eles me pediram. Se eu fosse um governador, mesmo da oposição, eu daria um telefonema agradecendo”, disse Haddad em uma ocasião.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF