O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou neste domingo (6) que a formação de um bloco de governadores em defesa dos interesses dos estados das regiões Sul e Sudeste "não é ser contra ninguém", mas, sim, "a favor de somar esforços".
"A união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união", escreveu o mineiro em suas redes sociais.
A declaração é uma resposta às críticas que vem recebendo desde a publicação de uma entrevista que concedeu ao jornal O Estado de S.Paulo, no sábado (5), em que ele defendeu protagonismo político a Sul e Sudeste, citando Norte e Nordeste como regiões que, por estarem mais organizadas, conseguem votar e aprovar projetos de seus interesses em Brasília.
“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos”, declarou.
Os governadores das unidades federativas de Sul e Sudeste estão organizados no Consórcio Sul-Sudeste (Cosud), atualmente presidido por Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.
Mais cedo neste domingo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio Nordeste, divulgou uma nota em que classifica como “preocupante” as falas de Zema.
Para Azevêdo, o discurso do governador mineiro “indica um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste”, enquanto a entrevista aprofundaria “a lógica de um país subalterno, dividido e desigual”.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião