Para o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, o povo brasileiro é ingrato, não reconhece o trabalho heroico do Supremo no combate à corrupção. É o que se espreme da entrevista que concedeu a Vera Magalhães e que foi ao ar na íntegra no programa 3em1 desta última sexta.
O nível de alienação do ministro, preso numa bolha, é constrangedor. O resumo da ópera bufa seria esse: STF é o grande responsável pela Lava Jato, o povo é ingrato e as redes sociais são o bode expiatório que espalha Fake News para difamar os pobres ministros injustiçados.
O tamanho da bolha fica visível na campanha lançada pelo ministro e chamada "Aqui tem Justiça". O vídeo oficial, de um mês atrás, tem quase 400 mil visualizações. E um recorde de negatividade! Foram mil curtidas, e nada menos do que 142 mil rejeições! Confesso não me lembrar de uma proporção tão desigual assim:
Toffoli, Gilmar Mendes, Lewandowski, todos eles deveriam sair mais de Brasília, pegar voos comerciais, caminhar pelas ruas do Rio ou São Paulo para encontrar o tal povo. Teriam uma noção melhor do que a maioria pensa a respeito deles.
O problema é que teriam de dar voz de prisão o tempo todo, como fez Lewandowski num voo ao ser xingado. Melhor ficar isolado na alienação mesmo, asfixiando a Lava Jato, rasgando a Constituição de que deveriam ser os guardiões, conspirando contra o Brasil.
Segue um trecho do meu comentário em destaque do 3em1, sobre a entrevista com o presidente do STF: