Por Liberalismo Brazuca, publicado pelo Instituto Liberal
O recado das urnas ontem foi bem claro: se alguém conseguir tirar o Bolsonaro em 2022, esse alguém virá do centro – possivelmente de centro-direita. TODOS os aliados do Lula/PT repetiram o resultado de duas semanas atrás e perderam nos locais mais importantes: Recife, São Paulo e Porto Alegre. O único alento dessa turma foi Belém do Pará, onde o candidato do PSOL só ganhou porque do outro lado havia um bolsonarista. Caso contrário, também perderia.
Porém, parece que a esquerda tem uma incrível capacidade de não aprender com seus próprios erros. O imitador de focas disse que Bruno Covas era de extrema-direita (???) e se iniciou um grande movimento pró-esquerda para 2022. Gleisi Hoffmann culpou práticas fascistas do PSB (????) pela derrota de Marília Arraes. Manuela D’Ávila e Lucas Silveira colocaram a culpa nas Fake News. Guilherme Boulos disse que “um novo ciclo se inicia”, agradeceu ao ex-presidiário de São Bernardo do Campo pelo apoio (devia ter pedido a ele para apoiar Bruno Covas) e finalizou dizendo que 40% da população de São Paulo quer mudança, mas vale ressaltar que ele teve menos votos que a quantidade de abstenções.
Só uma pessoa que não tem a menor condição de ler a realidade pode dizer que a “esquerda está voltando” ou que essa derrota “é culpa de Fake News”. A derrota acachapante da esquerda ontem pode ser explicada por dois fatores: radicalismo e Lula.
O antipetismo continua sendo a maior força política do país – e ele se confunde com o lavajatismo. Então, se a esquerda quiser “retornar”, vão aqui dois conselhos: coloque Lula na lata do lixo e abandone radicalismos – especialmente contra a Lava-Jato, Sérgio Moro e as propostas sem pé nem cabeça na economia. Em outras palavras, se afastem de praticamente tudo que o PT – Partido dos Trabalhadores representa (neste quesito, o Ciro Gomes está na frente, mas segue longe do ideal).
Muita gente – especialmente na esquerda – dizia que o PT precisa fazer uma autocrítica. O partido demorou e, neste momento, não tem autocrítica no planeta que vá tirar o PT da rota do ostracismo. Quem ficar no mesmo barco vai se afogar junto.
*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS