Por Roberto Rachewsky, publicado pelo Instituto Liberal
Acho justo o "Democracia em Vertigem" ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro como documentário.
Quem assistiu Ricky Gervais no Golden Globe ouviu dele, que é um esquerdista britânico, que a indústria cinematográfica é o epicentro internacional da hipocrisia da esquerda caviar.
Logo, o Oscar é o prêmio dado por hipócritas para hipócritas como eles.
Para esquerdistas, narrativa e realidade não têm diferença porque o valor da linguagem não é cognitivo, mas funcional, com objetivos políticos definidos: tornar a cognição e a realidade inacessíveis aos seres humanos.
Uma realidade inacessível cria uma cegueira intelectual que impede a vítima de reconhecer uma hipocrisia, uma falácia ou uma injustiça.
A imensa maioria dos brasileiros não sabe o que é cultura, não está nem aí para o Oscar ou para Pietra, a filha do empreiteiro.
A imensa maioria do resto, preocupada em criar uma cultura feita sobre narrativas epistemológicas deletérias e não sobre visões metafísicas baseadas em fatos e ideais virtuosos, sabe a importância do estado para manter seu status de hipocrisia crônica.
Hipócritas incorrigíveis, dizem falar do povo, pelo povo e para o povo, praticando arte populista e demagógica produzida de cima para baixo, com o dinheiro do povo que não está minimamente interessado.
Para a minoria do resto, que se considera sincera, sobra o amargo sabor que se sente quando a verdade fica entalada na garganta e não se consegue produzir documentários reais melhores do que narrativas hipócritas que serão premiadas por hipócritas profissionais.
A arte tem melhor apelo quando recorre à emoção que escapa de quem deveria segurar a guia mestra: a razão. Sem a razão, as emoções descontroladas não têm compromisso com a verdade que habita as mentes, mas com os caprichos e fantasias que habitam os corações.
É por isso que a hipocrisia ganha prêmios e a sinceridade ingênua não.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS