Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas. A profecia, atribuída por muitos a Winston Churchill, mostra-se cada vez mais acertada. Basta ver nos Estados Unidos o grupo que se denomina Antifa agindo como os verdadeiros fascistas, ou então a "resistência pela democracia" no Brasil, flertando até com marginais de torcidas organizadas.
Guilherme Fiuza sintetizou com perfeição o quadro, ele que cunhara faz tempo a expressão "fascismo imaginário" que, de fato, assombra a esquerda desde o dia em que Bolsonaro venceu com quase 58 milhões de votos nas urnas:
O que queremos? Democracia e liberdade! E como chegaremos lá? Atacando Paulo Guedes e defendendo marginais de torcidas organizadas, fascistas da Antifa, militantes de esquerda disfarçados de jornalistas, PSOL, Ciro Gomes e até Lula! Boa, amiguinho "liberal"...
E esses "liberais", no afã de derrubar o presidente, engolem cada vez mais sapos esquisitos. É o caso daquele youtuber boboca. Até ontem era só um idiota que imitava foca para adolescentes igualmente idiotas. Mas hoje o colocaram num pedestal. Continua sendo só um idiota, mas um idiota levado a sério por gente idiota com influência na mídia. E está pregando um golpe na cara dura, pois é contra "fascistas":
Quem está ao lado do rapaz? Figuras como a deputada do PSOL, que ama tanto a democracia que seu partido defende o modelo venezuelano de Maduro! Eis o que ela postou:
Eis a tática: rotular qualquer um que não é socialista de fascista, e aí justificar golpes, agressões ou mesmo o assassinato do "fascista", pois quem pode ser contra todo vigor no combate ao nefasto fascismo? Comunistas sempre justificaram as maiores atrocidades em nome dessa luta contra o suposto fascismo. Nada mudou. Paulo Uebel, da equipe de Paulo Guedes, apontou para a incoerência:
Vendo parte da mídia tratar as "manifestações" contra o governo ou "pela democracia" (risos) como protestos que "começam pacíficos e terminam em violência", é impossível não ter um Déjà vu com 2013 e os marginais dos blacks blocs. Caetano vai se vestir de Antifa hoje? É só o que falta mesmo.
Ninguém mais pode fingir ignorância. Socialistas unidos aos marginais das torcidas organizadas para derrubar o presidente eleito. Mas "gópi" é Bolsonaro sair sem máscara por aí. Os mesmos que o chamam de psicopata ou genocida por isso estão vibrando com os marginais nas ruas tocando o terror em aglomerações. É porque é em nome da "resistência", da "justiça social", e aí está valendo...
Mas nos Estados Unidos o presidente não brinca em serviço, e já definiu a Antifa como grupo terrorista. No dia seguinte, como que para provar, marginais chegaram perto da Casa Branca e atearam fogo numa igreja, e agentes secretos tiveram que levar Trump para um bunker, segundo um jornal.
Já no Brasil, o STF segue seu avanço contra as instituições, sob o silêncio cúmplice de muitos que só pensam em derrubar o presidente. É muito poder concentrado em poucos, de forma indevida e ilegal, mas com aplausos de "liberais" só porque o alvo é bolsonarista. Isso já passou dos limites!
Celso de Mello chegou a enviar mensagem particular comparando Bolsonaro a Hitler, e disse que a mensagem é "exclusivamente pessoal". Mas é muita cara de pau! A mim, privacidade; aos outros, "transparência". Qual a diferença? Ministro do Supremo pode tudo!
Celso de Mello precisa se afastar imediatamente do inquérito que investiga o presidente, alegando conflito de interesses. É inaceitável ele seguir à frente disso, sob o risco de desmoralizar completamente o STF. Quem mais tem atentado contra o Supremo são seus ministros.
E por falar em duplo padrão... uma reunião fechada do governo "chocou" pela baixaria, enquanto o presidente e seus ministros defendiam a liberdade. Mas e essa reunião aberta do STF, com troca de "farpas", como "pitada de psicopatia" e outras cositas mais?! Ainda bem que temos o STF pra nos guiar nos padrões morais...
Nada disso importa. Os golpistas seguem assanhados e investindo em narrativas distorcidas. Ou o governo se rendeu ao centrão fisiológico para sobreviver e manter a governabilidade, ou o presidente é um tirano fascista golpista que ignora o Congresso e deseja governar sozinho por decreto. Decidam-se, radicais de centro, pois ambas as narrativas juntas não dá!
E se for a primeira hipótese, então estamos diante, na piora das hipóteses, de um Temer melhorado, cujo governo não produziu ainda nenhum escândalo de corrupção. Nesse caso, nosso dever é acompanhar de perto e cobrar transparência. Mas essa postura não tem qualquer semelhança com o que os senhores "liberais" têm feito, não é mesmo?
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS