Por Luan Sperandio, publicado pelo Instituto Liberal
É pelo Twitter que produtores de conteúdos tendem a se sentir mais à vontade, a escrever de forma objetiva o que estão pensando, bem como a interagir de forma mais direta com seus seguidores, divulgando suas publicações provenientes de outros espaços. Por lá é comum haver apenas consumidores de conteúdo, isto é, pessoas que seguem contas de seus interesses, mas não publicam produção próprio. O Twitter proporciona ainda a possibilidade de estar a par das informações que estão ocorrendo de forma mais dinâmica e imediata.
Em tempos de bloqueio de contas de produtores de conteúdo da direita em redes sociais de forma pouco transparente, estar no Twitter é uma boa forma de estar por dentro do que estão produzindo.
Pensando nisso, preparei esta relação com lideranças de organizações, intelectuais e bons produtores de conteúdo do movimento liberal que são ativos nessa rede social. Seguindo critério de “Nova Direita” da obra de Lucas Berlanza, alguns conservadores e libertários também integraram a relação.
Adriano Gianturco: Doutor em Ciência Política, especialista do Instituto Mises Brasil e professor do Ibmec. É autor de A Ciência da Política e O Empreendedorismo de Israel Kizner.
Adolfo Sashsida: Doutor em economia e advogado, é pesquisador do Ipea e escreve para o Instituto Liberal.
Adriano Paranaíba: Doutorando em Transportes, é responsável pela Revista Acadêmica do Instituto Mises Brasil. Professor do IFG, é autor de Transporte & Liberalismo.
Arthur do Val: Integrante do Movimento Brasil Livre, é o criador do Canal Mamãe Falei.
Arthur Lula: Mestrando em Economia, escreve para o Terraço Econômico.
Ana Paula Henkel: medalhista olímpica, escreve para o Estadão. Costuma analisar política americana e contrastar com o panorama brasileiro.
Bene Barbosa: Principal defensor de mudanças no Estatuto do Desarmamento no país e co-fundador e líder do Movimento Viva Brasil. É autor de Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento.
Bruno Garschagen: Autor do best seller “Pare de Acreditar no Governo” e Direitos Máximos, Deveres Mínimos. É professor de Ciência Política, tradutor, podcaster do Instituto Mises Brasil e colunista do jornal Gazeta do Povo.
Bruno Souza: Vereador de Florianópolis, notabilizou-se pela Campanha Santa Catarina Livre, por conseguir cortar despesas e diminuir impostos na cidade.
Carlos Goés: Co-fundador e pesquisador-chefe do Instituto Mercado Popular, atuou no FMI e é doutorando em Economia (UCSD).
Davi Lyra-Leite: Doutorando em Engenharia Biomédica, é especialista em políticas públicas de saúde e escreve para o Instituto Mercado Popular.
Diogo Costa: Cientista político, é PHD em política econômica. É coordenador de políticas públicas do Partido Novo, já tendo liderado diversas organizações do movimento liberal brasileiro.
Elena Landau: Economista e advogada, foi diretora de privatizações do BNDES e presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás. Atualmente é presidente do Conselho Acadêmico do Livres.
Fábio Ostermann: Cientista político e professor universitário, é mestre em Ciências Sociais e atuou em diversos institutos e organizações do movimento liberal. Foi um dos responsáveis por trazer o Students for Liberty ao Brasil, além de ter fundado o Movimento Brasil Livre e ser um dos líderes do Livres.
Flavio Morgenstern: Editor do Senso Incomum, é autor de Por Trás da Máscara.
Felipe Camozzato: vereador de Porto Alegre, tem se notabilizado por sua defesa do empreendedorismo e luta contra aumento de carga tributária em sua cidade.
Felipe Lungov: Economista, é fundador e presidente da Academia do Liberalismo Econômico.
Fernando Schüler: Cientista político e professor do Insper.
Felippe Hermes: Economista, co-fundador do Spotniks.
Gabriel Nemer: Estudante de Economia, integra a equipe do Spotniks.
Gustavo Santos Ferreira: Economista, é editor do “Por Quê? Economês em bom português”.
Hélio Beltrão: Presidente do Instituto Mises Brasil.
Irapuã Santana, Advogado, membro do Livres e do Instituto Mercado Popular, possui programa sobre direito para leigos e é envolvido com causas sociais.
Jefferson Araújo: Atua há mais de uma década no mercado financeiro; faz análises políticas e econômicas.
Karla Falcão: Historiadora, integra o Renova Brasil e é uma das principais figuras do Livres.
Kim Kataguiri: Principal porta-voz do Movimento Brasil Livre.
João Villaverde: Jornalista premiado e mestre em Administração Pública, é autor de Perigosas Pedaladas.
Joel Pinheiro: Economista e mestre em filosofia, escreve para a Folha e integra o Morning Show da Joven Pan.
Leandro Narloch: Jornalista e escritor, é autor de best-sellers como o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. É colunista da Folha de São Paulo e Gazeta do Povo.
Leandro Sarubo: Roteirista de televisão, é editor do Teleguiado.
Leo Monasterio: Economista do Ipea e professor da Universidade Católica de Brasília.
Leonardo Mendes Jr: É diretor de Redação da Gazeta do Povo.
Letícia Arsênio: Cofundadora do EnGlobe e especialista em marketing digital, é responsável pelo desenvolvimento de cultura libertária do Ideias Radicais e atua no Students for Liberty Brasil.
Luciana Lopes: Consultora parlamentar, é formada em Direito e em Administração Pública. Já foi agraciada com o prêmio Vernon Smith for the Advancement of Austrian Economics pelo instituto Ecaef, em Liechtenstein.
Luan Sperandio: Pesquisador do Ideias Radicais, é editor do Instituto Mercado Popular e escreve para o Instituto Liberal.
Luiz Felipe Pondé: Doutor em filosofia e professor da USP, é Colunista da Folha e autor de diversos best-sellers.
Marcel van Hatten: Mestre em Ciência Política e Jornalismo, é deputado estadual do Rio Grande do Sul e autor de Somos Nós Com Uma Voz.
Magno Karl: Cientista político, é responsável pela diretoria de políticas públicas do Livres.
Thomas Conti: É doutorando em Economia pela Unicamp, sendo mestre e graduado em economia. É professor na Especialização em Law & Economics da Unicamp. Além de análises econômicas, costuma publicar papers acadêmicos relevantes ao debate público.
Olavo de Carvalho: Um dos pioneiros do movimento conservador brasileiro, o escritor e filósofo é autor de obras como O Jardim das Aflições, O Imbecil Coletivo e O Mínimo que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota.
Paulo Martins: Jornalista, elegeu-se deputado federal como suplente e se destacou ao ser o responsável pelo fim da contribuição sindical e por acabar com a restrição ao capital estrangeiro de empresas aéreas no país.
Pedro Menezes: Economista, Co-fundador e editor-chefe do Instituto Mercado Popular, escreve para a Gazeta do Povo e Infomoney.
Pedro Nery: Mestre em Economia, Consultor Legislativo do Senado Federal. Especialista em finanças públicas, é um dos maiores especialistas em Previdência do país. Escreve para a Gazeta do Povo.
Raphaël Lima: Fundador do Ideias Radicais, é um dos maiores youtubers libertários do mundo com quase meio milhão de inscritos.
Ricardo Amorim: Economista, apresentador do Manhattan Connection, escreve para a Gazeta do Povo.
Roberto Ellery Jr: Doutor em economia e professor da UNB. Escreve para o Instituto Liberal.
Rodrigo Constantino: Economista, colunista da Gazeta do Povo e presidente do Conselho do Instituto Liberal, é autor de diversos best-sellers, dentre eles Privatize Já e Esquerda Caviar.
Rodrigo Marinho: Advogado, professor universitário e especialista do Instituto Mises Brasil.
Rodrigo da Silva: Co-fundador e editor do Spotniks, é autor de Guia Politicamente Incorreto da Política Brasileira.
Yago Martins: Ligado à igreja Batista, é professor de Teologia e Economia. Mantém o canal Dois Dedos de Teologia, com mais de 250 mil inscritos no Youtube.
Comentário do blog: Gostei da lista do autor, alguns nomes não conhecia, outros são de esquerda, mas uma esquerda civilizada. Há, porém, ausências imperdoáveis na lista. Uma delas o meu amigo Alexandre Borges, uma das cabeças mais brilhantes do liberalismo no Brasil. Leandro Ruschel também merece estar na lista. Guilherme Fiuza idem. Guilherme Macalossi, Carlos Andreazza e alguns outros que não vou mencionar para não ser injusto com quem ficar de fora.