A vida dos sites de humor brasileiros não é tão fácil como se pensa. Por um lado, há vasto material a ser utilizado todo dia. Mas, por outro lado, as manchetes verdadeiras muitas vezes se parecem com as piadas desses sites. A concorrência é grande e fica difícil separar brincadeira de notícia séria num país como o Brasil, que definitivamente não é nada sério.
Senão, vejamos: as manchetes dos jornais atestam que a “consultoria” prestada pelo rico filho de Lula veio de cópias inteiras da Wikipedia. Quando você lê esse tipo de coisa, como não achar que caiu no Sensacionalista, ou no Joselito Muller ou no Piauí Herald? Como é que você vai acreditar que é verdade, que o filho do ex-presidente realmente foi imbecil a ponto de fazer algo tão tosco?
O papai Lula acha que imbecil é Delcídio do Amaral, e não por ter tentado planejar a fuga de Cerveró, mas por ter sido “amador” no golpe, por ter se deixado gravar, por ter sido pego. Já o filho de Lula é muito “esperto”, e prepara uma “consultoria” de fachada, certo da impunidade, usando copy & paste da Wikipedia. É um espanto! Diz a notícia:
A Polícia Federal diz que um dos filhos do ex-presidente Lula simplesmente recortou e colou da internet o conteúdo da consultoria que apresentou como prova de que havia prestado serviço para receber R$ 2,5 milhões de uma empresa investigada.
Um contrato milionário cercado de detalhes suspeitos. Essa é uma das conclusões da Polícia Federal sobre o negócio fechado entre a LFT Marketing Esportivo, empresa de Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, e a Marcondes e Mautoni, empresa de Mauro Marcondes, que está preso, investigado na Operação Zelotes.
A Marcondes e Mautoni pagou R$ 2,5 milhões por uma consultoria da empresa do filho de Lula, mas boa parte do material foi copiada da internet.
É o que mostra o relatório da Polícia Federal a que a TV Globo teve acesso. O documento diz: “Confirmou-se objetivamente que o estudo produzido é baseado em meras reproduções de conteúdo disponível na rede mundial de computadores, em especial no site do Wikipedia, uma enciclopédia na internet, feita a partir de colaborações de usuários”.
A Polícia Federal acrescenta: “Foi apresentado produto de qualidade extremamente duvidosa. Os estudos apresentados pareciam ser de rasa profundidade e complexidade, em total falta de sintonia com os milionários valores pagos”.
Ora, até minha filha adolescente sabe que se copiar e colar da Wikipedia seus trabalhos da escola vai ter problemas, pois é relativamente fácil descobrir isso hoje em dia. E o filho do Lula prepara como prova de sua “consultoria” milionária um arrazoado copiado da Wikipedia?! Essa gente perdeu totalmente a noção do ridículo. Ou, de fato, a família Lula da Silva se acha a dona do Brasil, a ponto de adotar o escárnio como marca maior.
Mas o Brasil está tentando ficar mais sério, principalmente com base no bom trabalho do MPF e da PF. A prova maior disso será o dia em que o ex-presidente for preso. Arrisco dizer que se esse dia chegar – e ele cada vez parece mais próximo – o país todo vai parar, numa festa que mais vai parecer um Carnaval antecipado. Amém!
Rodrigo Constantino