As ações da Petrobras já caíram 45% em apenas 3 anos, desde o começo da gestão Dilma Rousseff. Essa é uma forma de ver o estrago causado pela péssima gestão e pelo uso político da estatal. Mas há outra forma mais adequada, e que retrata um quadro ainda pior.
É compará-la ao setor de petróleo americano. Afinal, a Petrobras lida com uma commodity internacional. Nada mais justo, portanto, do que avaliar seu desempenho com base em seus pares internacionais. O índice XLE é composto pelas principais empresas americanas do setor de petróleo, todas empresas privadas. Vejam o resultado:
Em apenas 3 anos, a Petrobras perdeu 70% de valor relativo ao setor! Os petistas, em negação à realidade, acusam o “ataque especulativo” ou besteiras do tipo. Mas o fato é inegável: investidores do mundo todo fugiram das ações da Petrobras, pois compreenderam que a atual gestão destrói valor para os acionistas.
A única coisa que cresce na Petrobras é o endividamento. O investidor que destinou US$ 1 mil de sua poupança às ações da estatal brasileira, teria hoje 70% a menos do que aquele que apostou no XLE, índice de empresas americanas do mesmo setor. Mas, segundo o PT, não deveria ficar triste. Afinal, o petróleo é nosso!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS