O poderoso ministro Gilberto Carvalho, homem da confiança de Lula no Planalto, disse, sobre as manifestações de junho de 2013, que o governo ficou “perplexo” e o sentimento era quase de “ingratidão”:
Quando acontecem as manifestações de junho, da nossa parte houve um susto. Nós ficamos perplexos. Quando falo nós, é o governo e também todos os nossos movimentos tradicionais. [Houve] uma certa dor, uma incompreensão e quase um sentimento de ingratidão. [Foi como] dizer: fizemos tanto por essa gente e agora eles se levantam contra nós.
Nesse momento, segundo a Folha, uma pessoa que acompanhava o discurso da plateia gritou: “Ah, sai daí”. Um caso isolado, sem dúvida. Um típico ingrato.
De fato, são todos uns ingratos! Onde já se viu não valorizar as esmolas estatais distribuídas durante o governo do PT? Onde já se viu não enaltecer a fartura de crédito fácil, levando o endividamento das famílias a nível recorde? Onde já se viu dar bola para essa coisa de mensalão, de corrupção? E povo lá liga para essas besteiras da pequena-burguesia moralista? Uns ingratos!
Vejam só: o PT assumiu o governo em um país que vinha derrotando de vez a inflação, o imposto mais perverso para os pobres, e deixou o dragão inflacionário sair de sua hibernação e despertar novamente. Mesmo em um cenário global deflacionário, com os países emergentes latino-americanos (à exceção de Venezuela e Argentina) mostrando taxas de inflação abaixo de 3%, o Brasil não conseguiu trazer a inflação para baixo de 6% ao ano, nem mesmo congelando preços administrados. Mas por que o povo ficaria insatisfeito com esse detalhe bobo?
A educação brasileira só apresenta resultados medíocres nos testes internacionais, nossas faculdades desabam no ranking mundial, os alunos precisam aturar doutrinação ideológica diariamente, mas o povo vai reclamar só por isso?
Os transportes públicos são cada vez mais caóticos, o governo estimulou a venda de automóveis com desconto de imposto e crédito facilitado sem se preocupar com a infraestrutura, o resultado tem sido um trânsito cada vez mais engarrafado, mas o povo vai ficar chateado com uma bobagem dessas? Não pode encarar nem duas horinhas apertado no trem ou no ônibus?
Os hospitais públicos são capengas, as filas no SUS quilométricas, o governo reage com a importação demagógica de escravos, digo, médicos cubanos que nada resolvem, e o povo vai ficar indignado com algo dessa natureza? Não dá para apelar para a reza ou algum xamã qualquer?
Ora, poupe-me! Será que não enxergam tudo que o PT fez por eles? Gilbertinho é mesmo um incompreendido. O PT é alvo de injustiça, dos ataques infundados da mídia golpista. Isso é difamação da “zelite”, só pode! Qualquer outro povo, em qualquer outro lugar do mundo, estaria construindo voluntariamente estátuas dos líderes petistas, incluindo dos mensaleiros defendidos pela cúpula até hoje, oferecendo todo seu labor em homenagem a esses ungidos abnegados.
Que povo mais ingrato!