• Carregando...
Acre quer fechar fronteira e impedir entrada de haitianos. Ou: Pimenta no olho dos outros é refresco!
| Foto:
Fonte: GLOBO

Deu no GLOBO: Acre quer fechar fronteira para evitar excesso de haitianos no Brasil

O governo do Acre alerta para o alto número de haitianos que estão entrando no país via Brasiléia (Acre). O secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado, o ex-deputado federal Nilson Mourão (PT), afirmou que teme a ocorrência de uma tragédia no alojamento dos imigrantes. O espaço tem capacidade para 300 haitianos e hoje é ocupado por 1.200, ou seja, quadruplicou o número de ocupantes. Mourão defende o fechamento da fronteira entre Brasil e Peru no local onde se dá a passagem dos haitianos. O secretário pediu ao governador do Acre, Tião Viana (PT), que faça essa solicitação ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Vejam bem, a princípio, não condeno a medida. Imigração é mesmo um tema complicado, especialmente quando temos um modelo de estado de bem-estar social, que sobrecarrega os pagadores de impostos. Carona grátis é a garantia de desastre nesse tipo de sistema de welfare state.

Os liberais tendem a ser favoráveis à imigração, desde que sem estas regalias estatais. Os Estados Unidos foram criados na base da imigração. Mas eram indivíduos em busca de oportunidades de trabalho, assumindo a responsabilidade por seu destino, sem depender de nada do governo. Hoje, a situação é bem diferente, na Europa e nos EUA.

Mas o que chama a atenção mesmo é ver, uma vez mais, o duplo padrão do PT e da esquerda. Quando é para condenar os países desenvolvidos, a questão da imigração é sempre levantada. A direita, então, é logo tachada de xenófoba ou coisa pior, pois não quer escancarar de vez as fronteiras.

Só que, no poder, o PT propõe exatamente o contrário: fechar fronteiras! A realidade incomoda, não é mesmo? A retórica e os discursos bonitinhos servem para encantar o público, mas na hora de viver a experiência, aí que a porca torce o rabo!

Com o PT tudo é assim. Faça o que eu digo, não o que eu faço. Pimenta no olho dos outros é refresco…

PS: Alguém tem alguma dúvida de que se fossem os Estados Unidos fechando a fronteira para negros miseráveis, o país seria logo acusado de xenofobia e racismo? Ou se fosse o Brasil mesmo, só que em um governo tucano, a acusação seria igual?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]