Por Luan Sperandio, publicado pelo Instituto Liberal
O ranking da Heritage Foundation é um estudo que utiliza critérios como a independência do Judiciário, o respeito aos direitos de propriedade, a qualidade da legislação trabalhista, a integridade governamental, a carga tributária e a saúde fiscal de cada país para analisar a liberdade econômica deles.
Trata-se de um importante levantamento, pois há uma forte correlação entre seus critérios e o Índice de Desenvolvimento Humano, superior a 75%. Quanto maior a pontuação, que vai de 0 a 100, maior o bem-estar dos cidadãos daquele país.
Lamentavelmente, o Brasil não tem sido bem avaliado pelo estudo. Classificado como uma economia “majoritariamente não-livre”, atualmente ocupa tão somente a 153º posição. Isso significa dizer que somos o 28º país mais hostil à geração de riqueza.
Comparado com todos os 32 países cujas seleções disputam a Copa do Mundo, apenas o Irã é menos livre economicamente que o Brasil.
Desde a Revolução Iraniana de 1979, o país sofre com seguidas sanções econômicas. Inicialmente impostas pelos Estados Unidos, que buscaram com elas influenciar nas políticas anti-ocidentais do novo regime iraniano, o Conselho de Segurança da Onu aprovou sanções contra o país em 2006 por causa de seu programa de enriquecimento de urânio.
A reflexão que esse gráfico deixa é que, comparado com os outros países do mundial, o Brasil é ligeiramente mais livre economicamente apenas em relação a outra nação que sofre com sanções econômicas há quase 4 décadas. Precisamos mudar esta realidade e pararmos de ir na contra-mão do mundo desenvolvido.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
Fuga de ônibus, recompensa em dinheiro e policiais suspeitos: como o crime do PCC reverbera em SP
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS