Dois homens tentaram invadir uma casa em Apple Valley, na California, que estava desocupada desde que seu proprietário falecera. Um vizinho, porém, viu a ação suspeita e saiu com sua arma para tentar impedir o roubo, após ligar para a polícia.
Para não permitir a fuga dos bandidos, ele disparou contra o carro, mirando nos pneus, além de dar mais alguns tiros de alerta para o chão. Outro vizinho ouviu os tiros e saiu armado. Juntos, eles renderam os marginais até que a polícia chegasse para prende-los.
De acordo com o xerife, a casa já tinha sido assaltada antes, e “vários milhares de dólares” foram levados em pertences. A polícia encontrou evidências que ligam a nova tentativa de roubo à anterior, assim como foi capaz de recuperar cerca de 75% do valor roubado.
Foi encontrado anfetamina na casa dos suspeitos do crime, Justin Elder e David Turner, que foram acusados de roubo, posse de bens roubados, posse de drogas para venda e armas. Tudo parecia perfeito, uma história feliz em que cidadãos decentes armados são os heróis do dia.
Mas era na “liberal” California, não no conservador Texas. E o vizinho corajoso e herói poderá ter problemas com as autoridades. O departamento do xerife submeteu um relatório ao escritório de promotoria do distrito de San Bernardino solicitando uma análise para eventual acusação de uso irresponsável de arma de fogo.
Talvez fosse mais prudente deixar os bandidos irem embora com os bens roubados? Outro vizinho disse à TV local que aquela é uma vizinhança onde as pessoas normalmente cuidam umas das outras. Eric Rhinehart disse: “Parece que eles poderiam pular no carro e fugir. Ele realmente disparou alguns tiros no carro para evitar que o veículo saísse, e ele não saiu”.
No Texas, o vizinho provavelmente receberia os parabéns do xerife. Mas como foi na California…
Rodrigo Constantino
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS