• Carregando...
Brasil está em 122 no ranking de liberdade econômica: somos socialistas!
| Foto:

O Heritage Foundation divulgou o novo ranking de liberdade econômica de 2016, e claro que o brasileiro não tem o que comemorar. O que já era muito ruim ficou ainda pior, graças ao governo Dilma, ao PT. Estamos em 122 no ranking, uma vergonha, simplesmente ridículo. Tunísia, Quênia e Nigéria são países considerados mais livres do ponto de vista econômico do que nós. É humilhante. Somos escravos!

O estado controla tudo em nosso país, e ainda somos obrigados a aturar o presidente do Ipea, Jessé Souza, bancado com nosso dinheiro, alegando que há uma reverência ao livre mercado em nosso país! É ultrajante! O Brasil é praticamente socialista, e esses dementes insistem no discurso de que os males são causados pelo “neoliberalismo”, que só existe em sua mitologia canhota.

Países mais livres, com livre mercado? Temos Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Suíça e Austrália. Abrir e fechar empresas, contratar e demitir funcionários, obter crédito, importar produtos, pagar impostos, tudo isso é infinitamente mais fácil nesses lugares do que no Brasil, dominado pela burocracia estatal que asfixia os negócios. Até quando vamos repetir os mesmos erros, endeusar o estado e demonizar a iniciativa privada?

Um gráfico comparando o Chile, o mais livre da América Latina (paradoxalmente graças às reformas liberais do ditador Pinochet), com o Brasil, desde que o PT chegou ao poder, mostra como pioramos em termos relativos. A diferença em 2003 era de 12,6 pontos, e agora está em 21,2. Ou seja, perdemos 8,6 pontos somente em comparação com o Chile!

Fonte: Heritage Fonte: Heritage

By the way, os Estados Unidos sob Obama perderam algumas posições e agora estão em décimo-primeiro lugar. Lamentável. Se os americanos derem mais quatro anos para os Democratas, mesmo que seja Hillary Clinton, a coisa tende a piorar. Se for o maluco socialista radical de extrema-esquerda, o tal de Bernie Sanders, aí é “game over”. Mas acredito muito que os eleitores terão juízo e não cometerão um ato tão insano de suicídio como esse.

O que torna um país rico? Pois é, eis a pergunta que deve ser feita, e que foi feita por Adam Smith, ao contrário dessa turma de hoje, tipo Thomas Piketty, que só quer saber de como dividir a riqueza existente. Eis a resposta resumida: liberdade econômica! Aquilo que o Brasil nunca viu; só ouviu falar…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]