Um leitor me mandou agora uma prova fresquinha, de hoje mesmo, do Colégio Santo Agostinho, onde estudei por toda a minha vida escolar, e um dos mais tradicionais do Rio, além de um dos melhores do país. Na prova, o texto a ser analisado era de ninguém menos do que Gregorio Duvivier, este gigante da literatura. Vejam:
O leitor que me enviou essa pérola desabafou: “Num importante COLÉGIO CATÓLICO do RIO DE JANEIRO, Gregorio Duvivier tem preferência sobre Cecilia Meireles, Nelson Rodrigues, Rubem Braga, Clarice Lispector e tantos outros escritores e escritoras fundamentais da nossa Língua Portuguesa. Justamente o ‘Greg’, que esculhamba os valores cristãos pelos quais essa escola deveria prezar…”
É ou não é a prova da decadência intelectual brasileira? Se até o Santo Agostinho está usando como fonte de “literatura” Gregorio Duvivier, então é porque a situação está terrível mesmo. Um país que tem Greg como símbolo de intelectual não tem o direito de reclamar de mais nada. Já morreu e não sabe…
PS: Pobre Santo Agostinho! Seu santo nome sujo dessa forma asquerosa. O autor de Cidade de Deus não merecia mesmo tal destino!
Rodrigo Constantino
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS