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Não nego que alguns “comediantes”, por falta de inteligência, apelam à baixaria, e só conseguem fazer “humor” ultrapassando qualquer limite do razoável. Mas, feita essa ressalva, é fundamental entender que a comédia em si será quase sempre ofensiva a algum grupo, pois ela parte justamente de uma caricatura para expor alguma realidade incômoda, muitas vezes mascarada pela hipocrisia social.

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O importante é que a censura ao humor, mesmo do tipo mais esculachado possível, denota um claro autoritarismo. Não é coincidência que os revolucionários nunca tenham demonstrado aptidão ao riso. Ou então os “moralistas” da igreja medieval retratados por Umberto Eco em O Nome da Rosa. Sempre desconfio de quem não é capaz de rir de si mesmo de vez em quando.

Henri Bergson, em seu ensaio sobre a comicidade, afirma que o riso, pelo medo que inspira, mantém constantemente vigilantes certas atividades que correriam o risco de adormecer; ele “flexibiliza tudo o que pode restar de rigidez mecânica na superfície do corpo social”. Neste sentido, o riso persegue “um objetivo útil de aperfeiçoamento geral”, ele é uma espécie de “trote social”.

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Muitos bolsonaristas aplaudiram a reação intolerante do público diante dos ataques de Gustavo Mendes ao presidente, sendo que ele ficou famoso por fazer troça da Dilma. São os mesmos que passaram a detonar Danilo Gentili quando este passou a criticar o governo. Dizem que combatem o politicamente correto, mas se tornaram os novos mimizentos da parada.

Querem “comédia” politizada, partidária, o que é a piada pronta. Não entendem, como os “progressistas” também não, que comédia é ofensa mesmo, e comediante bom costuma ser um iconoclasta, um tipo independente que rejeita tribos.

Vejam o caso do Chappelle, cujo show disponível na Netflix tem sido alvo de inúmeros ataques da esquerda à direita. Ele ridiculariza o próprio público, generalizando a postura típica das redes sociais de hoje, repletas de patrulha sobre o comportamento alheio.

“Não tenho saco para gente como vocês”, grita, e o público, “ofendido”, cai na gargalhada. É porque sabe que, no fundo, cada um de nós tem feito esse papelão de inquisidor do perfil alheio mesmo. O comediante esfrega essa triste realidade em nossas caras, pois essa é sua função:

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Eu perdoo quase tudo nessa vida. Só não tenho paciência mesmo para três coisas: 1. burrice; 2. falta de caráter; 3. incapacidade de rir de si mesmo, dos seus defeitos, da tragicomédia que nos cerca. Há uma turma aí que se leva a sério demais, e essa rigidez, tão comum no perfil revolucionário, é incompatível com uma vida mais leve – e melhor.

Rodrigo Constantino