Por Roberto Rachewsky, publicado pelo Instituto Liberal
Congelamento de preços é a censura aplicada à economia. O governo desvaloriza a moeda e os empresários e trabalhadores não podem reagir. Aumento de preços é o grito de revolta contra a inflação provocada pelo governo.
Inflação é um fenômeno causado exclusivamente por quem tem o poder de expandir a moeda e o crédito imprimindo dinheiro. Inflação é quando o governo reduz o poder aquisitivo da população ao diluir o valor de cada unidade monetária em poder do público.
Por que o governo imprime mais moeda? Porque ele não consegue cobrar mais impostos nem tomar mais empréstimos para pagar seus gastos. Somente o governo tem o poder de imprimir dinheiro.
Usar a coerção para impedir que os agentes econômicos expressem a sua opinião sobre o valor do que pretendem oferecer à sociedade é encobrir a verdade sobre o que está ocorrendo nas relações interpessoais a respeito dos bens e serviços disponíveis na economia.
Se não se pode cobrar o valor que se quer sobre o que nos pertence, quem irá produzir e vender? Macri nunca foi, não é e nunca será um liberal de verdade.