| Foto:

A crise em que o Brasil mergulhou – econômica, política, ética – não tem precedentes, é única, sui generis. Eis a constatação de Arnaldo Jabor em sua coluna de hoje, com a qual concordo. Há algo diferente dessa vez, um esgarçamento dos valores e instituições jamais visto, preocupante demais. Diria até que o clima no país está propício a uma espécie de revolução, não fosse a característica marcante, mitológica ou não, de pacato cidadão do típico brasileiro.

CARREGANDO :)

E quem é o grande culpado por isso tudo, por essa “gosma” estranha, como diz Jabor? Segundo o jornalista e cineasta, é Lula. Foi o ex-presidente quem instigou essa segregação toda, quem fomentou o ódio de “classes”, quem destilou todo o cinismo e a imoralidade pela sociedade. Abaixo, alguns trechos do texto de Jabor:

Ninguém acredita mais no que o Lula fala (só pobres analfabetos e intelectuais imbecis), ninguém acredita mais no que a Dilma gagueja sob o som dos panelaços, nem no Renan, no Cunha, mas o show continua. Há um complô de enganação da sociedade. Por quê? Porque a sociedade para eles é um bando de idiotas que precisam ser tutelados pelo Estado de esquerda ou enrolados pelos oligarcas privados. Esse foi nosso pior destino: a união entre a chamada esquerda e a velha direita.

Publicidade

[…]

Faltam-me palavras. Que nome dar por exemplo a esse melaço de gente que odeia reformas e o novo? Que medula, que linfa ancestral os energiza, que visgo é esse que gruda em tudo? É uma pasta feita de egoísmo, preguiça, herança colonial, estupidez e voracidade pura. Que nome dar? A gosma do Mesmo?

[…]

O que provocou tudo isso? Foi o populismo endêmico, o patrimonialismo secular, a ignorância histórica. E esse sarapatel pariu um sujeito despreparado e deslumbrado consigo mesmo, cujo carisma de operário fascinou intelectuais babacas e comunas desempregados desde 1968, que resolveram fazer uma revolução endógena, um “gramscianismo” de galinheiro.

O PT está arrasando o país. Essa é a verdade. Temos que dar nome aos bois, ou melhor, ao boi. O causador disso tudo que nos acontece e que poderá durar muito tempo foi o Lula. Sim. Esse homem que nunca viu nada, que não sabia de nada é o grande culpado da transformação. Mas, o MPF e a Polícia Federal estão chegando perto dele e de suas ocultações. Ele é o boi.

Publicidade

Pois é: e diante disso tudo, o que diz uma típica petista, ministra e tudo? Apela para a eterna vitimização esquerdista:

Os petistas não se deram conta das mudanças em curso no país, da revolta, da indignação, da reação do povo cansado desse cinismo todo. Estão brincando com fogo, cutucando a onça com vara curta. Não conseguem mais frequentar restaurantes de luxo, como adoram fazer, e depois não sabem o motivo. Não têm paz nem em velórios, e não entendem a razão. Os brasileiros não aguentam mais tanta podridão, tanta mentira, tanto cinismo!

Como já disse antes, o Brasil só vai passar a limpo essa fase sombria do lulopetismo quando Lula for preso. O país precisa disso para superar essa etapa deplorável de nossa história, de nossa democracia capenga. Só isso fará o brasileiro resgatar a esperança num futuro melhor, alguma confiança nas instituições. O “boi” populista destruiu o país. A reconstrução começa com a punição legal a tudo que ele fez.

Rodrigo Constantino

Publicidade