Os democratas são vistos como perdulários e os republicanos como austeros, mas infelizmente essa imagem não revela toda a verdade. E a triste verdade é que ambos, há décadas, costumam expandir o escopo estatal quando estão no poder, ainda que os democratas sejam mais velozes no aumento.
Não obstante toda a retórica conservadora dos republicanos, o fato lamentável é que raramente conseguem reverter o processo quase automático de avanço do “deep state”. Trump foi eleito com a promessa de “drenar o pântano” em Washington, fez algumas coisas importantes, reduziu burocracia e impostos, mas a voracidade do Leviatã não para de crescer.
O déficit fiscal do governo federal atingiu um recorde em novembro, e caminha para chegar à marca impressionante de $ 1 trilhão para o ano fiscal corrente. O governo federal, de acordo com o Departamento do Tesouro, gastou $ 410,9 bilhões no mês, enquanto arrecadou $ 205,9 bilhões, levando a um rombo de R$ 205 bilhões. Comparando com o mesmo período do ano anterior é um aumento de 48%.
A tendência do déficit é crescente, mas uma análise mais detalhada mostra que não se trata de um caso tão extremo assim. De acordo com o Washington Post, $ 44 bilhões do aumento de $ 66,7 bilhões do déficit se devem ao pagamento de alguns programas de “entitlements” que foram antecipados. O governo gastou $ 19 bilhões a mais em segurança nacional, e $ 49 bilhões a mais com o Medicare.
Trump pediu em outubro que cada membro do seu gabinete cortasse 5% dos seus respectivos orçamentos, mas no começo de dezembro o presidente anunciou que estava demandando um recorde de $ 750 bilhões de orçamento com defesa ao Congresso, contra $ 716 bilhões do ano anterior. O republicano pode priorizar pautas mais relevantes, mas o déficit continua crescendo, e isso é preocupante.
O déficit já chegou ao patamar de $ 1 trilhão durante a crise, quando o então governo Obama tentou conter a recessão expandindo gastos públicos. Cada hora há uma justificativa, mas o fato é que entra governo, sai governo, e o tamanho do estado só aumenta. E a conta vai sendo jogada para frente, para as próximas gerações. Sem o devido cuidado, um dia a casa cai. Mesmo quando é uma mansão suntuosa como a América…
PS: Os democratas (e muitos republicanos) não ligam tanto para esse rombo quase trilionário, mas não aceitam de jeito algum gastar $ 5 bilhões para o muro na fronteira do México ser construído, como deseja Trump e seus eleitores. Vai entender…
Rodrigo Constantino
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS