| Foto:

Em finanças pessoais, qual é o perfil do brasileiro? Gastador ou poupador? Cigarra ou formiga?

CARREGANDO :)

Nos anos que antecederam a atual crise econômica, vimos que o governo petista agiu de forma irresponsável, incentivando bastante o consumo e o crédito e, consequentemente, o endividamento das famílias.

Além das dívidas, a crise provocou o maior saque de poupanças já visto. Milhões de pessoas abriram mão de seus sonhos para pagar contas e juros. E, quando chegou o inverno, poucos estavam preparados.

Publicidade

Isso mostra que a maioria dos brasileiros tem essa mentalidade de gastar, em vez de economizar e investir. Não é tão comum o brasileiro poupar para pagar à vista por uma viagem, realizar um sonho qualquer, ou mesmo se prevenir contra eventuais tragédias econômicas como a atual.

Mas fazer poupança é um aprendizado, não é uma coisa que se nasce sabendo. E, para tanto, é preciso mudar a mentalidade, a cultura e também adquirir maior conhecimento sobre economia, finanças e o funcionamento dos mercados.

Através do meu conhecimento como economista e gestor de recursos, eu pude prever essa crise em 2010 e me proteger dela. E é esse conhecimento acumulado que será compartilhado com você agora, por meio de um e-book que reúne mais de 50 artigos publicados na “Coluna do Gestor” do jornal Valor Econômico, entre 2008 e 2011.

O e-book é atemporal e usa a conjuntura da época apenas como instrumento de análise.

CLIQUE AQUI PARA LER O CONTEÚDO GRATUITO.

Publicidade

Rodrigo Constantino