Por ALEF News
A gigante americana dos microprocessadores Intel anunciou a aquisição, por mais de US$ 15 bilhões, da Mobileye, uma companhia israelense especializada em alta tecnologia para automóveis autônomos. Trata-se de um valor recorde para a compra de uma empresa israelense por parte de uma empresa estrangeira.
Criada em 1999, a Mobileye é especializada em visão artificial aplicada a automóveis e em sistemas de anticolisão e de assistência à condução. A companhia fechou numerosos acordos com fabricantes de automóveis, entre eles a alemã Volkswagen para desenvolver o tratamento de imagens em tempo real.
Intel e Mobileye já colaboram com a também alemã BMW para desenvolver veículos autônomos, ou sem motorista. A BMW prevê lançar no segundo semestre de 2017 um frota de teste de 40 veículos autônomos produzidos com uma aliança assinada no ano passado com a Intel e a Mobileye. A marca também quer produzir em série um veículo totalmente autônomo antes de 2021, o BMW iNext.
A Mobileye reivindica, por sua vez, a posição de líder de sistemas anticolisão graças a seus algoritmos, capazes de interpretar as informações proporcionadas por uma câmara. A companhia é conhecida sobretudo por seu sistema que emite “bips” quando um veículo se aproxima muito de outro, de um pedestre ou de uma moto, ou quando cruza inadvertidamente uma via com várias faixas de rodagem.
Segundo a Intel, a compra permitirá “acelerar a inovação para a indústria do automóvel e coloca a Intel como um fornecedor líder de tecnologia no mercado dos veículos altamente ou totalmente autônomos”. A Intel estima que os sistemas de dados e serviços neste setor representarão em 2030 um mercado superior aos US$ 70 bilhões. Segundo o estudo recente publicado na revista americana Science, o uso generalizado de veículos autônomos poderia eliminar até 90% o número de acidentes de trânsito.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião