Gustavo Teixeira é médico e leciona nos Estados Unidos. É também meu vizinho, e compartilha de vários dos meus desabafos sobre nosso Brasil, ou o Rio em particular. Ele grava seus próprios desabafos também, e já citei aqui um deles. Dessa vez, segue um vídeo seu sobre nosso sistema educacional, que, segundo ele (e o PISA), “emburrece os alunos”.
Trata-se de uma máquina de produzir analfabetos funcionais, incapazes depois de fazer contas básicas, de interpretar textos. É absurdo achar que basta jogar mais recursos públicos no sistema sem mudar sua essência. E como Teixeira lembra, o problema não está restrito ao ensino público, afetando também as escolas privadas (até porque seus professores são “formados” nas universidades públicas). Vejam:
A mensagem final é muito importante: esse fracasso educacional só será revertido com uma intensa participação dos pais, de cada um de nós. Não adianta depositar a esperança no próprio estado, ou mesmo nos professores.
Ou os pais ficam mais atentos e se tornam mais ativos quanto ao que se passa dentro das salas de aula, ou vamos continuar com militantes doutrinando nossos filhos e incompententes e vagabundos substituindo ensino de verdade por qualquer enrolação, para não ter que dar aulas para valer (até porque muitos são despreparados).
Enfim, se não ocorrerem mudanças radicais, em breve o Brasil será mesmo o último colocado no ranking do PISA. Estamos quase lá. Uma vergonha!
Rodrigo Constantino
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS