Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

FHC ainda insiste em poupar Dilma

Fonte: GLOBO

“(O maior erro político) Não foi dela. Foi do governo anterior. Uma fragmentação do Congresso enorme, em função de os deputados perceberem que quanto mais partidos há, mais pressão se pode fazer e mais vantagens se pode obter. Quando ela chegou, já era essa a situação, ela não teve forças, talvez tenha até desejado, mas não teve forças para conter”.

Essa declaração foi feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta sexta-feira na “Casa do Saber”. Ou seja, FHC não faz jus ao nome do lugar, pois parece, como Lula, não saber de nada. Então ele quer mesmo insistir nessa blindagem que faz da presidente Dilma? Qual o motivo de tanta benevolência?

Como disse um amigo também jornalista, “FHC finge não perceber que Dilma, desde a queda de Dirceu, estava no coração do governo, na Casa Civil, e também foi responsável por toda a roubalheira, todo o descalabro, desse desgoverno. Foi eleita com dinheiro da corrupção na Petrobras, da qual era dirigente”.

Dilma esteve no epicentro do problema, comandando a estatal do petrolão, cuidando da Casa Civil quando as mamatas eram feitas. E hoje está aí, fazendo discursos loucos de “golpismo”, acusando os que querem seu impeachment de golpistas que pretendem acabar com o Bolsa Família, dando aval até mesmo para bandoleiros que fazem ameaças de “incendiar” o país bem ao seu lado.

Ainda conforme o amigo jornalista: “FHC devia usar o restinho de autoridade que tem para condenar veementemente o terrorismo explícito que Dilma pratica todo o dia, incitando seus jagunços a destruir o país. Devia fazer o papel que Temer tem dificuldade fazer, devido ao cargo institucional que ocupa. FHC devia convocar uma coletiva e colocar Dilma no seu devido lugar, mostrando que ela não pode, não tem o direito, de usar o palácio para praticar crimes contra a democracia, como tem feito todo santo dia, impunemente, já que não temos Judiciário nem Ministério Público, mas apenas um bando de capachos de Lula”.

Mas ele não faz nada disso. Prefere poupar a presidente e falar que o problema foi por ela herdado, como se ela não tivesse culpa, responsabilidade nesse modelo nefasto e, ele sim, golpista do PT. O que FHC tem na cabeça? Não é hora de aliviar a barra da presidente Dilma! Ela tem sido a grande responsável pela desgraça do país, junto de Lula, seu mentor e criador. Os dois são igualmente culpados.

Alguns leitores não gostam quando chamo FHC de “banana”, mas pergunto: há algum termo melhor para definir essa postura pusilânime, e que não fira o decoro?

Rodrigo Constantino

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.