• Carregando...
Greve faz Air France cancelar vários voos: onde está o Reagan francês?
| Foto:

Deu na Veja: Greve de pilotos faz Air France cancelar voos

Metade dos aviões da Air France permaneceu em terra nesta segunda-feira devido a uma greve de pilotos, segundo a companhia. A Air France anunciou que seis em cada 10 voos serão cancelados na terça-feira, um número superior ao desta segunda. Os sindicatos, por sua vez, preveem a interrupção dos voos também na quarta-feira. A greve pode durar até o dia 22.

No Brasil, quatro voos partindo de São Paulo, um partindo do Rio de Janeiro e um de Brasília, com destino a Paris, foram cancelados. Todos os voos partindo da capital francesa com destino às três cidades brasileiras também foram cancelados. A companhia informa que, para os clientes cujos voos foram cancelados, o bilhete será devolvido na íntegra, sem qualquer custo.

Na França, a situação se agravou durante a manhã em vários aeroportos do sul, segundo informações obtidas pela agência de notícias France Presse de fontes aeroportuárias: 80% dos voos cancelados em Toulouse (sul), 70% em Marselha (sul), Lyon (leste) e Nice (sudeste). Em Bordeaux (sudoeste), quase 50% dos voos foram cancelados.

Os sindicatos franceses SNPL, Spaf e Alter convocaram a greve para mostrar sua oposição ao projeto da direção de criar 250 postos de pilotos para a Trasavia, filial de baixo custo da companhia, com condições trabalhistas menos favoráveis do que as da Air France. A empresa quer aumentar a frota da Transavia para 19 aviões em 2015 (são 14 atualmente) e acrescentar outros cinco no ano seguinte.

Quando Reagan assumiu o governo americano, uma grande greve de controladores de voo tentou paralisar o país. Contou com a adesão de 13 mil funcionários.

O governo, então sob gestão do ex-presidente Ronald Reagan, reagiu imediatamente, declarando a paralisação ilegal, por representar uma ameaça à segurança nacional. Reagan deu um ultimato aos grevistas e um prazo de 48 horas para que retornassem ao trabalho.

Na verdade, o governo já havia se preparado para a greve e o prazo de 48 horas serviu para que a Casa Branca substituísse os controladores por outros profissionais que haviam sido treinados secretamente. Vencido o prazo e sem acordo, Reagan demitiu 11.359 grevistas e proibiu sua readmissão no serviço público. A greve representou a maior derrota sindical dos EUA em 60 anos.

A França, tão esquerdista, tão dominada por suas máfias sindicais, está precisando urgentemente de um Reagan. Com o socialista Hollande no poder, os sindicatos vão deitar e rolar…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]