Por ALEF News
De acordo com a ONG InterNations, Israel foi qualificado como o quarto melhor país para se criar uma família. Recentemente, o país figurou entre os 18 principais no Índice de Desenvolvimento Humano, superando, entre outros, a França, a Áustria e a Bélgica.
Israel tem uma economia forte e resistente: são anos consecutivos de crescimento significativo do PIB, superior ao da OCDE e dos EUA, e taxas de desemprego entre as mais baixas do mundo. Apesar dos desafios geopolíticos regionais, a economia israelense foi identificada como uma das mais saudáveis e seguras. Com um sistema acadêmico de renome, promove uma força de trabalho extremamente talentosa e criativa.
A Missão Econômica de Israel no Brasil, através de seus escritórios em SP e no RJ, que tem o papel de aproximar empresas brasileiras e israelenses, para parcerias, negócios e cooperação, elaborou o seguinte texto:
AGROTECNOLOGIA – Israel atingiu recordes mundiais de produtividade por unidade de gado de leite, algodão, azeitonas e outros produtos. Empresas de irrigação israelenses e outras indústrias de agrotecnologia do país exportam mais de 3 bilhões de dólares anualmente. A indústria de sementes de hortaliças de Israel é considerada a “melhor de sua classe”, e está na vanguarda do esforço global para aumentar o rendimento das culturas e a disponibilização de alimentos no mundo. Empresas israelenses participarão do Global Agribusiness Forum 2016, em São Paulo, de 04 a 05 de julho. Contate o Gerente de Desenvolvimento de Negócios do setor de Agrotecnologia: Marcelo Zalcman:marcelo.zalcman@israeltrade.gov.il
ÁGUA E TECNOLOGIAS LIMPAS – Soluções israelenses são responsáveis por 50% dos sistemas de irrigação de baixa pressão do mundo. Empresas israelenses instalaram mais de 350 usinas de dessalinização em quase 40 países, e os custos no processo de dessalinização foram reduzidos pela metade. 86% das águas residuais de Israel são recuperadas para a agricultura – a porcentagem mais elevada no mundo. Israel está também na vanguarda de tecnologias de reuso e que evitam perdas e vazamentos de água. Aquecedores solares de água são utilizados em mais de 90% dos lares israelenses. Israel serve como base para mais de 100 novas empresas no setor de energia sustentável. O país consistentemente transformou suas desvantagens naturais, e hoje abriga um dos mais avançados ecossistemas de cleantech do mundo. Contate a Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Água e Cleantech: Ana Claudia Felisardo:ana.felisardo@israeltrade.gov.il
SEGURANÇA PÚBLICA E CIBERNÉTICA – Devido aos constantes desafios que enfrenta por sua localização geográfica e territorial, Israel desenvolveu as mais avançadas tecnologias de segurança nacional do mundo, com destaque para segurança de infraestruturas críticas, aeroportuária, cidades seguras etc. Israel é líder mundial também em Cyber Security (sistemas israelenses protegem 1 em cada 6 computadores no mundo), com exportações anuais de mais de 3 bilhões de dólares. Estima-se que representam 7% das vendas globais e 8% dos investimentos globais do setor, com mais de 250 empresas extremamente avançadas. Israel abriga centros de P & D para mais de 20 empresas multinacionais, tais como IBM, Cisco e GE. Faça parte da delegação brasileira para a HLS & Cyber 2016, que acontecerá em Israel de 14 a 17 de novembro, sendo uma grande oportunidade para conhecer in loco as mais avançadas soluções em segurança pública e cyber security. Contate a Gerente de Desenvolvimento de Negócios dos setores de HomeLand Security e Cyber Security: Ilana Kohl (para os estados de SP, Região Sul, Nordeste e Mato Grosso do Sul): ilana.kohl@israeltrade.gov.il e Tamires Poleti (para os estados do RJ, MG, ES, Região Norte e Centro-Oeste -exceto Mato Grosso do Sul: tamires.poleti@israeltrade.gov.il
NOVAS MÍDIAS E TELECOMUNICAÇÕES – O segmento de telecomunicações em Israel é muito desenvolvido. Operadoras fixas e móveis e integradores de sistemas encontram em Israel uma vasta gama de soluções disponíveis, principalmente Apps, VAS, Infraestrutura de Rede e Devices. Todos os anos Israel tem um dos maiores pavilhões no evento MWC Mobile World Congress em Barcelona. Em 2016 foram quase 70 expositores israelenses. Na área de novas mídias, as inovações abrangem soluções para emissorasde TV, mídia / imprensa de forma geral, agências de publicidade, editoras, entretenimento e eletrônicos. Todos os anos dezenas de expositores israelenses participam do IBC em Amsterdam e do NAB Show em Las Vegas. Contate a Gerente de Desenvolvimento de Negócios dos setores de telecom e novas mídias: Manuela Benedicto: manuela.benedicto@israeltrade.gov.il
EDUCAÇÃO – A ênfase mundial ao setor educacional está ficando cada vez mais evidente nos últimos tempos. Cada vez mais, felizmente, acredita-se que educação não é despesa ou gasto e sim investimento para qualquer nação que preocupa-se com um futuro melhor. Em Israel destacam-se soluções inovadoras em software educacional para diferentes estágios e níveis da educação (da infantil ao ensino superior), soluções para inovações de escolas, brinquedos e jogos educativos, e-learning, salas de aula e bibliotecas virtuais, dentre outros. Contate o Gerente de Desenvolvimento de Negócios do setor de educação: Daniel Catach (daniel.catach@israeltrade.gov.il)
INVESTIMENTOS – Existem mais de 270 empresas multinacionais que operam em Israel, e por uma boa razão: as empresas multinacionais buscam constantemente novos locais para as suas empresas brilharem, e em Israel econtram a atmosfera e cenário perfeitos para isto: ecossistema favorável, apoio governamental, mão-de-obra especializada e criativa, DNA empreendedor, cultura orientada para a solução de problemas, altos investimetnos em P&D: onde mais encontramos novas descobertas sendo feitas a cada 8 horas, totalizando 1000 novas start ups por ano? Contate a Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Área de Investimentos em SP: Bianca Chen (bianca.chen@israeltrade.gov.il)
Existem muitas possibilidades de cooperação e parcerias e esta é somente uma amostra de alguns setores. Israel é um país onde desenvolve-se e cria-se muita inovação e tecnologia, mas são extremamente orientados para o mercado internacional, buscam constantemente parceiros de escala como o Brasil.