O que seria da esquerda sem a hipocrisia? A Ku Klux Klan, por exemplo, foi criada por vários membros do Partido Democrata, mas os democratas de hoje fingem que isso nunca aconteceu e apontam para os republicanos como responsáveis pelo troço. O problema é que o passado de vez em quando volta para assombrar o presente.
Nancy Pelosi, a líder da minoria democrata na Câmara, uma ricaça poderosa que sempre fala em proteger os pobres contra os ricos poderosos e ataca as desigualdades, tem sido veemente em sua oposição à permanência de estátuas de líderes confederados pelo país, aproveitando-se do ocorrido em Charlottesville. Mas ela deveria ter checado antes seu histórico familiar.
De acordo com a Fox News (e claro que a CNN não investigaria isso), seu próprio pai ajudou a dedicar um monumento confederado. Em 1948, Thomas D’Alesandro Jr. falou na cerimônia que honrava com um monumento os generais confederados Robert E. Lee e Thomas Jackson. D’Alesandro, pai de Pelosi, era o prefeito da cidade de Baltimore na época.
A Fox News descobriu um artigo do Baltimore Sun sobre o evento, que ocorreu no dia 2 de maio de 1948. “Hoje, com a nossa nação sitiada por grupos subversivos e com uma propaganda que busca destruir nossa unidade nacional, podemos buscar inspiração nas vidas de Lee e Jackson para nos lembrarmos de sermos decididos e determinados a preservar nossas instituições sagradas”, disse D’Alesandro durante a cerimônia.
“Devemos permanecer firmes em nossa determinação de preservar a liberdade, não só para nós mesmos, mas para as outras nações amantes da liberdade que se esforçam para preservar sua unidade nacional como nações livres”, acrescentou. A Fox News não conseguiu uma resposta de Pelosi sobre sua descoberta. Mas ela foi enfática na semana passada sobre a necessidade de se retirar estátuas de confederados, alegando que sua existência no Congresso sempre foi repreensível.
“Se os republicanos são sérios sobre rejeitar a supremacia branca, exorto o Porta-voz [Paul] Ryan a se juntar aos democratas para remover as estátuas confederadas do Capitólio imediatamente”, disse Pelosi. Aqueles que alegam que as estátuas representam a história da América e devem ser mantidas não têm encontrado eco na esquerda, que tem investido pesado em sua narrativa de revisionismo histórico para pintar o legado americano como apenas um rastro de racismo, preconceito e opressão por parte dos homens brancos.
O risco, claro, é quando algum jornal independente descobre que um desses homens brancos era o pai da mais barulhenta esquerdista. Aí só resta o silêncio…
Rodrigo Constantino
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS