• Carregando...
Luan Santana usa o seu dinheiro para gravar clipe em Cuba
| Foto:

Pois é, a esquerda caviar é igualitária e abnegada, condena a ganância capitalista e gosta do socialismo, certo? Conta outra. O que nossos artistas realmente gostam é de usar nosso dinheiro, via benefícios fiscais, para vender socialismo enquanto enchem o próprio bolso de dinheiro, com muita ganância.

A última? Luan Santana, cantor sertanejo-pop ídolo da garotada mais nova, teve permissão para levantar mais de R$ 4 milhões pela Lei Rouanet para realizar shows. E foi gravar clipes novos para divulgação. Onde? Havana, claro! Vejam as fotos que divulgou em seu canal:

Luan Santana

Não sei o que Luan Santana pensa sobre política, e não o vejo como um militante engajado, do tipo Chico Buarque. Reinaldo Azevedo chegou inclusive a comparar ambos no passado, mostrando que a megaprodução do cantor jovem gera mais empregos e serve como entretenimento legítimo, já que nem tudo precisa ser “arte”. Mas aquilo que era seu mérito não pode mais ser dito a seu favor. Reinaldo escreveu:

Luan Santana, o ídolo sertanejo-pop, é um dos maiores vendedores de CDs e DVDs do país (num tempo em que esses produtos estão em declínio do mundo!), faz uma média de 4 shows por semana, reúne perto de um milhão de pessoas por mês, emprega 80 pessoas fixas e mobilizou nada menos de 800 para gravar um DVD, numa  megaprodução como nunca houve no país, segundo dados do programa “Profissão Repórter”, da Globo. Ele tem 20 anos. Que eu saiba, não pega dinheiro da Lei Rouanet. Ao contrário: a renda de seus CDs e DVDs vai para obras assistenciais. Já fez doações milionárias para o Hospital do Câncer de Barretos e de Campo Grande, sua cidade-natal.

A tentação é grande demais. Quem não quer uma teta estatal para mamar? O problema, como cansei de apontar, é a existência do mecanismo, a própria teta. Na teoria, a Lei Rouanet deveria servir para alavancar a carreira de jovens artistas, ainda desconhecidos. Luan Santana ainda é jovem, mas nada desconhecido. Até eu sei quem ele é!

Precisa de R$ 4 milhões de incentivos para seus shows? E gravar na capital cubana, ícone do modelo socialista, diante de milhões de escravos miseráveis sob a ditadura dos Castros, isso parece algo adequado a se fazer? O que a garotada vai pensar? Que Havana é um lugar descolado e interessante, e não uma verdadeira prisão caribenha?

Bola fora de Luan Santana. Deveria devolver o benefício fiscal e gravar seus clips em Las Vegas mesmo, meca do capitalismo que, afinal, garante aquilo que os artistas desejam e precisam: cachê em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês, como diria Roberto Campos.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]