Deu no Diário de Pernambuco: Médico cubano abandona trabalho em município pernambucano
O Programa Mais Médicos teve uma deserção em Pernambuco. O médico cubano Luis Enrique Marzo Herrera abandonou o cargo há pelo menos um mês no município de Belém de São Francisco, localizado a 482 quilômetros do Recife. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade Gustavo Caribé (PSB). Segundo ele, o médico deixou a cidade sem dar nenhum tipo de satisfação à Secretaria municipal de Saúde. Há informações na cidade de que o Herrera teria viajado para os Estados Unidos.
[…]
O caso de Luis Enrique Marzo Herrera é o terceiro que veio a público nos últimos dias de médicos cubanos que desertaram. O primeiro foi da médica Ramona Matos Rodriguez, 51 anos, que fugiu da cidade de Pacajá (PA), onde estava desde outubro trabalhando em um posto de saúde, e viajou para Brasília. Ela está morando na casa de um parlamentar do DEM enquanto espera a análise do pedido de refúgio feito ao governo brasileiro. Segundo informações, a médica pretende ir para os Estados Unidos.
O segundo registro foi do médico cubano Ortelio Jaime Guerra, que havia deixado há mais de uma semana o posto de trabalho na cidade de Pariquera-Açu (SP) e viajou para os EUA. O Ministério da Saúde já tinha informação de que ele estava desaparecido desde a semana passada. As autoridades brasileiras ainda tinham esperança de que ele retornasse ao trabalho. Na última segunda-feira (10), Ortelio publicou o seu paradeiro em sua conta pessoal do Facebook. Ele informou aos amigos que teve que ir embora sem falar com ninguém por questões de segurança.
É isso mesmo! Esses cubanos contam com todo o apoio dos brasileiros decentes, que torcem para que consigam a tão sonhada liberdade – bem completamente escasso em Cuba. Fugir para os Estados Unidos é bem mais seguro do que pedir asilo ao Brasil, como fez Ramona. Algo que nos envergonha muito, mas é o fato: temos um governo conivente com a ditadura cubana, cúmplice, que atua até como seu “capitão do mato”.
A nossa esquerda adora enaltecer as “conquistas sociais” de Cuba, principalmente na área da saúde. Mito. Puro mito. A ilha caribenha se especializou em “produzir” médicos em série, na verdade enfermeiros treinados que dificilmente passariam no teste Revalida, e tampouco conseguem atuar como médicos nos Estados Unidos. Mas viraram “produto” de exportação dos irmãos Castro, como se escravos fossem. Há quem compre, como o governo do PT.
Faço meus votos para que mais e mais cubanos tentem fugir, pedir asilo, desertar do programa “Mais Médicos”, que é desde o começo ilegal, imoral e puramente eleitoral – se não for instrumento corrupto de transferência de recursos para o “paraíso fiscal” cubano, que retornarão depois para financiar a campanha do partido.
Fujam, cubanos! Nós brasileiros compreendemos perfeitamente esta sede por liberdade. Boa sorte nos States!
Rodrigo Constantino
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião