O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) morreu na tarde desta quinta-feira na queda de um avião no mar próximo a Paraty, próximo a Ilha Rasa, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Ele tinha 68 anos. A informação foi confirmada pelo filho de Teori, em publicação nas redes sociais.
“Caros amigos acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu. Obrigado a todos pela força”, escreveu Francisco.
Comentei no meu Facebook: Pode ter sido só um acidente? Pode, claro. Tudo é possível. Mas o ministro era relator da Lava Jato. Portanto, muito suspeito, muito estranho. Será que o Brasil, com a Lava Jato, ficou mais parecido ainda com a Itália da época da Operação Mãos Limpas? Importamos o lado bom, vem junto o lado ruim das máfias em ação? Todo cuidado é pouco…
Mas, para a minha surpresa, amigos liberais logo descartaram sequer a possibilidade. Para eles, é tudo “teoria da conspiração”, coisa de maluco, de seguidor de Olavo de Carvalho. Mesmo? Acho que essa postura é um grande equívoco, coisa de ingênuo mesmo. Aliás, essa é a opinião do mesmo Francisco, filho do ministro morto:
Concordo com ele. No país em que Celso Daniel e várias testemunhas morreram da forma que morreram, ou em que o avião de Eduardo Campos caiu da forma estranha como caiu, como não suspeitar de atentado? Acho até curioso que a hipótese seja descartada a priori por tantos. Sou o primeiro a rejeitar teorias conspiratórias, pois entendo sua atração e como costumam disseminar mentiras; mas calma lá! Nesse caso é apenas uma suspeita legítima, bem legítima.
Vejam só: o PT tem suspeita de ligação com o PCC, o secretário do Fernando Haddad recebia assumidamente mesada da organização criminosa, os caras são ligados aos terroristas das Farc, à ditadura cubana, ao tráfico de drogas internacional (por meio das Farc e da ditadura cubana), mas apagar um ministro com a queda de um aviãozinho é teoria de malucos conspiratórios ligados ao Olavo?
Outra: na Colômbia era a coisa mais comum do mundo matar juízes e políticos, na Itália também, mas no Brasil isso não existe, está fora de cogitação? Pablo Escobar derrubou um avião com mais de 100 passageiros!!!
Portanto, preservo o meu direito de desconfiar do acidente sem me considerar um adepto de teorias conspiratórias malucas. Claro que, como disse, pode ter sido mesmo um acidente. O tempo estava ruim, o piloto tinha muita experiência, o que pode aumentar o grau de autoconfiança irresponsável, e o avião estava sem copiloto. Tudo isso é verdade, e pode explicar a queda da aeronave, sem precisarmos mergulhar em “teorias conspiratórias”.
Mas também pode ter sido um atentado, óbvio! A delação da Odebrecht estava prestes a ser homologada, o processo todo pode atrasar, o ministro que assumir poderá ficar com medo, a coisa pode servir para atrasar a Lava Jato, embaralhar o jogo e ficar de alerta para seus líderes. Coisa de maluco pensar assim? Desculpe-me: mas é coisa de maluco, ou de gente muito ingênua, não considerar essa hipótese!
PS: Ao menos um delegado da Lava Jato também compartilha de minha suspeita:
Um dos principais investigadores da Operação Lava Jato, o delegado federal Marcio Adriano Anselmo pediu a investigação “a fundo” da morte do ministro Teori Zavascki, “na véspera da homologação da colaboração premiada da Odebrecht”.
“Esse ‘acidente’ deve ser investigado a fundo”, escreveu em sua página no Facebook, destacando a palavra “acidente” entre aspas.
Rodrigo Constantino
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS