Barão do Rio Branco morreria de vergonha se estivesse vivo com essa notícia:
Na última sexta-feira, dia em que manifestantes foram às ruas defender o mandato da presidente Dilma Rousseff, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou telegramas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior recomendando a difusão de mensagens de entidades alertando para o risco de um golpe político no país. A mensagem partiu da Secretaria de Estado de Relações Exteriores do Itamaraty (SERE). O texto pedia que cada posto designasse um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais. A ordem acabou abortada por determinação da Secretaria Geral do Itamaraty na própria sexta-feira, mas depois que as mensagens já haviam sido disparadas para postos diplomáticos em todo o mundo.
Nos telegramas despachados de Brasília havia reprodução de comunicados que conclamavam à resistência democrática. O GLOBO teve acesso à comunicação diplomática, que já foi invalidada pelo MRE.
Perto do meio-dia da última sexta-feira, o Itamaraty disparou o telegrama ostensivo de número 100.752, em que pedia a designação de um servidor — de preferência um diplomata — para ficar responsável por “apoiar adequadamente” o diálogo entre o Itamaraty, a sociedade civil brasileira e a local.
— A ideia era espalhar pelo mundo que há um golpe aqui. E que os governos e a sociedade civil do mundo inteiro se solidarizassem com o PT — disse um diplomata ouvido pelo GLOBO sob a condição de anonimato.
A mensagem do Itamaraty foi enviada pelo ministro Milton Rondó Filho, responsável pela área de combate à fome do MRE. Segundo colegas de trabalho, ele é um ferrenho defensor do governo.
Esse sujeito precisa pagar por isso. É um absurdo, uma afronta. Como disse O Antagonista, o Itamaraty está tomado por aloprados, e ao usar o email oficial para falar “não vai ter golpe!”, defendendo justamente o golpe petista, esse tal de Milton Rondó Filho tem que ser demitido imediatamente. “Ele tem de ser afastado imediatamente do Itamaraty e processado por usar seu cargo para difundir esse lixo chavista”, conclui o site.
Já escrevi vários textos sobre a infiltração vermelha no Itamaraty na era lulopetista, como esse, esse e esse. Tratava-se de uma instituição respeitada, séria, de estado, não de governos apenas, muito menos de partidos e ideologias. O que o PT fez com o Itamaraty é mais do que uma vergonha; é um crime! Essa corja de comunistas tem destruído qualquer resquício de República em nosso país. Não vai ter golpe! Fora, PT! Fora, Dilma!
Rodrigo Constantino