Barão do Rio Branco morreria de vergonha se estivesse vivo com essa notícia:
Na última sexta-feira, dia em que manifestantes foram às ruas defender o mandato da presidente Dilma Rousseff, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou telegramas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior recomendando a difusão de mensagens de entidades alertando para o risco de um golpe político no país. A mensagem partiu da Secretaria de Estado de Relações Exteriores do Itamaraty (SERE). O texto pedia que cada posto designasse um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais. A ordem acabou abortada por determinação da Secretaria Geral do Itamaraty na própria sexta-feira, mas depois que as mensagens já haviam sido disparadas para postos diplomáticos em todo o mundo.
Nos telegramas despachados de Brasília havia reprodução de comunicados que conclamavam à resistência democrática. O GLOBO teve acesso à comunicação diplomática, que já foi invalidada pelo MRE.
Perto do meio-dia da última sexta-feira, o Itamaraty disparou o telegrama ostensivo de número 100.752, em que pedia a designação de um servidor — de preferência um diplomata — para ficar responsável por “apoiar adequadamente” o diálogo entre o Itamaraty, a sociedade civil brasileira e a local.
— A ideia era espalhar pelo mundo que há um golpe aqui. E que os governos e a sociedade civil do mundo inteiro se solidarizassem com o PT — disse um diplomata ouvido pelo GLOBO sob a condição de anonimato.
A mensagem do Itamaraty foi enviada pelo ministro Milton Rondó Filho, responsável pela área de combate à fome do MRE. Segundo colegas de trabalho, ele é um ferrenho defensor do governo.
Esse sujeito precisa pagar por isso. É um absurdo, uma afronta. Como disse O Antagonista, o Itamaraty está tomado por aloprados, e ao usar o email oficial para falar “não vai ter golpe!”, defendendo justamente o golpe petista, esse tal de Milton Rondó Filho tem que ser demitido imediatamente. “Ele tem de ser afastado imediatamente do Itamaraty e processado por usar seu cargo para difundir esse lixo chavista”, conclui o site.
Já escrevi vários textos sobre a infiltração vermelha no Itamaraty na era lulopetista, como esse, esse e esse. Tratava-se de uma instituição respeitada, séria, de estado, não de governos apenas, muito menos de partidos e ideologias. O que o PT fez com o Itamaraty é mais do que uma vergonha; é um crime! Essa corja de comunistas tem destruído qualquer resquício de República em nosso país. Não vai ter golpe! Fora, PT! Fora, Dilma!
Rodrigo Constantino
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS