| Foto:

Uma nova pesquisa pela Military Times procurou saber o que os militares pensam do governo Trump até agora, se há ou não apoio à sua agenda entre os diferentes braços das Forças Armadas. Curiosamente, há uma divergência grande entre eles, com os Marines bem mais favoráveis ao presidente, e a Força Aérea menos empolgada:

CARREGANDO :)

Há, também, uma diferença razoável entre os membros alistados e os oficiais:

Publicidade

Entre os oficiais, há uma visão negativa muito maior, que representa a maioria. Já entre os alistados ocorre o contrário, e quase 50% aprova Trump. Quase um terço dos entrevistados considera o “nacionalismo branco” uma ameaça “significativa” para os Estados Unidos, e a maioria considera que é uma ameaça ou significativa ou ao menos moderada, contra apenas 17,5% que não considera os  “supremacistas brancos” uma ameaça:

Faltou a pesquisa perguntar sobre a ameaça de grupos como o Antifa ou o Black Lives Matter, ligados à extrema-esquerda e que têm fomentado maior segregação e violência no país. Ficamos sem saber as respostas para essa ameaça.

Já sobre a decisão de Trump em relação aos transgêneros, a maioria dos militares está do lado do presidente:

Publicidade

Em uma lista das principais ameaças externas aos Estados Unidos, vemos que os militares dão um peso razoável para a Rússia, que Trump tem descartado como grande ameaça:

Em termos gerais, o presidente Trump tem uma aprovação bem maior entre os militares do que a população em geral, mas ainda assim abaixo de 50%. Seu apoio maior vem dos alistados, não dos oficiais, o que faz sentido quando lembramos que Trump vem atacando todo o establishment.

A pesquisa foi realizada com 1.100 militares da ativa em setembro. Ela é importante porque outras pesquisas indicam que as instituições nacionais estão perdendo credibilidade, mas os militares continuam com taxas de aprovação bastante expressivas.

Publicidade

Rodrigo Constantino