A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 22, a Arquivo X, 34ª fase da Operação Lava Jato.
O ex-ministro Guido Mantega foi preso temporariamente. Ele não estava em sua residência, alvo de busca e apreensão. Mantega está no Hospital Albert Einstein, onde acompanha a mulher em uma cirurgia.
Mantega é suspeito de atuar para arrecadar propinas para o PT em 2012 em contratos de duas plataformas, P67 e P70.
A Federal cumpre mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. Em São Paulo, há 7 mandados de busca e apreensão, sendo um em Sorocaba, e dois de prisão.
As equipes policiais estão cumprindo 49 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão, 08 mandados de prisão temporária e 08 mandados de condução coercitiva.
Aproximadamente 180 policiais federais e 30 auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
Nesta fase da operação policial são investigados fatos relacionados à contratação pela Petrobras de empresas para a construção de 02 plataformas (P-67 e P70) para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas FSPO´s (Floating Storage Offloanding).
Guido Mantega foi o ministro da Fazenda mais longevo da história, e também o pior. Confesso que é um alento vê-lo preso, ainda que temporariamente, por envolvimento em corrupção. Mas acho que ele deveria ir preso por gestão temerária mesmo, por ter ajudado a causar tantos milhões de desempregos, por ter criado uma inflação elevada que dilapidou o salário dos trabalhadores, por ter sido cúmplice do nacional-desenvolvimentismo que destruiu nossa economia.
Deveria existir um tipo de crime para isso. A Unicamp seria o maior seleiro de bandidos, convenhamos. Quando o sujeito rouba alguns milhões para si, isso é abjeto e deve ser punido, sem dúvida. Mas e quando o sujeito destrói bilhões dos outros? É um poder arbitrário, excessivo, que deveria ser alvo de maior escrutínio, de punição exemplar quando abusado.
Desde os romanos que os governos abusam desse poder para transferir recursos dos trabalhadores para o estado. Mas da forma que o governo lulopetista fez não há paralelos, não no Brasil. Foi arma de destruição em massa. Da mesma forma que Lula pode ir preso por crimes menores, como a propina em forma de tríplex ou armazenamento de seus bens, Mantega pode ficar preso por corrupção. Mas ainda considero seu crime mais grave aquele exercido legalmente, enquanto ministro.
Não é porque a lei permite que o ato pode ou deve ser feito. É simplesmente imoral, indecente, ilegítimo um ministro tão medíocre, tão incapaz, tão incompetente, brincar de experimento ideológico com o povo brasileiro. Eis o resultado: 12 milhões de desempregados com inflação elevada ano após ano, e economia em depressão. Parabéns, Mantega! Seu lado corrupto só acrescenta insulto à injúria. Você foi um dos grandes responsáveis pelo sofrimento e miséria de milhões de brasileiros. Merece pagar por isso.
Rodrigo Constantino
Pacote de Haddad marca divórcio com mercado e não “faz cócegas” na dívida pública
Pacote confirma que PT quer levar o Brasil ao abismo fiscal
Diplomatas preveem problemas com a COP-30 em Belém após caos na organização do G20
Treinamento antipreconceito estimula preconceito, descobre estudo ocultado pela imprensa
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS