Soube que o cantor Tico Santa Cruz me desafiou a provar que ele recebeu dinheiro pela Lei Rouanet. Vários de seus fãs invadiram meu blog para me xingar, cobrar a prova, ameaçar com processo ou coisa do tipo. São umas criaturas doces, esses abnegados defensores do povo oprimido. Calma, gente. Se ele diz que não recebeu, quem sou eu para duvidar?
Claro, não tenho como provar nada, pois não tenho poder para quebrar o sigilo bancário deles, não é mesmo? Mas acredito no cantor. Fica, portanto, registrado meu pedido de desculpas por esta acusação, apenas lembrando que usei como fonte o G1, da GLOBO. Como é que eu vou saber que os caras, depois da permissão oficial relatada pelo site, recusaram-se a meter a mão na grana?
Para isso eu teria de acompanhar as notícias sobre os Detonautas ou o Tico, algo que, por completa falta de tempo (e não de interesse, que fique claro), não faço. Talvez passe a fazer, agora que vi a capacidade intelectual do músico. Nem que eu tenha que ler menos, deixar para trás Theodore Dalrymple, Roger Scruton ou alguém do tipo, de menor estatura frente ao roqueiro.
Os Detonautas pediram autorização – e receberam – para usar até R$ 1 milhão pela Lei Roaunet. Eis o fato que soube e divulguei. Pelo que o cantor afirma, a reação dos próprios fãs foi tão forte contra a atitude que a banda voltou atrás e recusou a verba. Menos mal. Subiu no meu conceito, Tico! E confesso que não foi fácil, pois você já estava lá em cima…
Tive acesso ao comentário que o próprio Tico fez à época, sobre a matéria que citei:
Sendo assim, antes que joguem pedras ou venham reclamar sobre o fato de que nós conseguimos a APROVAÇÃO PARA CAPTAR ESSES RECURSOS – lembre-se ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos achar empresas que tenham interesse em INVESTIR NESSA TOUR E QUE QUEIRAM SER ALIADAS DO PROJETO – Alguns shows serão gratuitos e outros a preços populares como ESTÁ PREVISTO PELA LEI na concepção dessa iniciativa.
ESPERAMOS conseguir parceiros o quanto antes para COLOCÁ-LO EM PRÁTICA, certos de que estarão ALIANDO SUA MARCA A UMA BANDA HONESTA E QUE TRABALHA SOCIALMENTE E CULTURALMENTE com a JUVENTUDE DESSE PAÍS.
Espero que tenha ficado bem CLARO e torço para que outros artistas consigam também a captação para seus projetos.
Como se pode ver, um artista totalmente contrário ao uso da Lei Rounaet. Ainda bem! Seria uma decepção grande se ele aprovasse esse tipo de esquema ou “bolsa artista”.
Aos fãs que pensam em processo judicial o tempo todo, gostaria de mostrar apenas este trecho de um show dos Detonautas. Até a última vez que chequei o código penal, incitar violência e fazer ameaça de morte era crime. Mas não sou advogado (como também não sou jornalista), então posso estar completamente enganado. Vejam:
httpv://youtu.be/dbDLaUouuGk
Havia muito fã ali delirando com a carinhosa ameaça. Seriam estes que invadem agora meu blog com belas palavras? Seriam estes que me acusam de não ter argumentos e não saber debater? Não saberia dizer. Por via das dúvidas, jogo a toalha e encerro o profundo e profícuo debate com Tico aqui. Se for preciso, até admito que levei uma surra intelectual. É que não me agrada a ideia de “debater” com uma turba de 10 mil fãs tão educados e civilizados…
PS: Caro Tico, já que minha área é economia e a sua ciências sociais, não teria a pretensão de lhe recomendar livros de sociólogos decentes (eles existem!), tais como Raymond Aron e Ralf Dahrendorf. Mas ainda bem que não seria preciso, pois naturalmente você já leu estes autores e está familiarizado com o conceito de anomia, por exemplo. É um bom conceito para definir nosso país, não acha? Bola pra frente, então!
Rodrigo Constantino