Há quase dois anos, em maio de 2017, Jones Rossi, Leandro Narloch, Alexandre Borges e eu demos início ao podcast Ideias. Guilherme Fiuza e Gustavo Nogy substituíram Borges e Narloch, e eu continuo sendo o único presente em todas as 100 edições do programa. Somente no SoundCloud o programa já foi reproduzido mais de duas milhões de vezes. E o programa também está disponível nas plataformas Spotify, Deezer e iTunes.
Contamos com vários convidados de renome do cenário intelectual brasileiro, que nos ajudaram a debater temas importantes nacionais e internacionais, sem qualquer tipo de amarra e sempre de forma independente.
Para fazer jus a este episódio especial, o tema do programa desta semana é a maior e mais importante ideia de todos os tempos: a Liberdade.
Por mais que a humanidade provavelmente desfrute atualmente de mais liberdade do que qualquer outro período da história, o preço dela é a eterna vigilância, como já disse o presidente americano Thomas Jefferson. Nesta semana, como uma espécie de aviso de que não se pode considerar a liberdade garantida, o humorista Danilo Gentili foi condenado de forma bizarra pela justiça brasileira, este Leviatã tupiniquim, a seis meses de prisão.
Eu, Guilherme Fiuza, Gustavo Nogy e Renan Barbosa comentamos a ideia de liberdade e sua importância, e também a condenação de Gentili:
Rodrigo Constantino
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS