Ocasio Cortez, Bernie Sanders, Beto O’Rourke. A deputada mais falada do momento e dois dos pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata têm tendências claramente socialistas. Bernie Sanders passou a lua de mel na União Soviética.
Dentro do partido Democrata existe um grupo chamado DSA, sigla para Democratic Socialists of America, que inclusive acha Bernie Sander pouco socialista para seus padrões. Alexandria Ocasio-Cortez faz parte do DSA.
Mesmo com a vitória de Trump (ou justamente por causa dela), o socialismo está cada vez mais popular entre os jovens e os membros do partido que já foi de Lyndon Johnson e John Kennedy. De acordo com uma pesquisa do instituto Gallup, 57% dos democratas têm uma visão positiva do socialismo, e a maioria não vê o capitalismo com bons olhos.
Até na Inglaterra, o partido Trabalhista de Jeremy Corbyn, um socialista declarado, que apoiou o falido regime venezuelano e morre de amores por Cuba. Em outros tempos, seria um zero à esquerda no país de Churchill, mas hoje venceria as eleições, de acordo com as pesquisas.
Eu e Guilherme Fiuza, sob a mediação de Jones Rossi, debatemos o assunto:
Rodrigo Constantino
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS