O PT é o partido do povo contra as elites, certo? Quem ainda repete essa baboseira precisa urgentemente procurar um psiquiatra ou tomar vergonha na cara. Não digo isso “apenas” porque o lucro dos grandes bancos vai bem, obrigado, ou porque os mais pobres são os que mais sofrem com a inflação e a queda da atividade econômica causadas pelo governo petista. É mais do que isso.
Por exemplo: uma socialite precisa de uma grana subsidiada para comprar uns caminhões novos para sua empresa? Então nada como uma estatal sob o PT mostrar o que entende por “interesses nacionais” e liberar a verba. Mas sobrou um pouco de dinheiro, pois nem tudo autorizado foi gasto na compra dos caminhões? Então pode usar para comprar um carrão de luxo, no valor de um apartamento!
Falo do já conhecido caso da socialite Val Marchiori, que obteve essas regalias por ser amiga de Aldemir Bendine, quando este presidia o Banco do Brasil. A Folha revela agora que, além de o BB driblar as regras internas para favorecer a amiga do então presidente, o banco estatal também permitiu que as “sobras” fossem usadas para fins diferentes do propósito do financiamento. No caso, na compra de um Porsche Cayenne avaliado em R$ 400 mil.
Talvez essa seja a visão de “justiça social” dos petistas: usar recursos públicos para conceder privilégios para os ricos. É o que dá manter empresas estatais, que acabam tomadas pelos políticos e seus apaniguados e usadas para favorecer os “amigos do rei”. Mas que não venham os “neoliberais” falar em privatização, pois isso sim, seria beneficiar os ricos em detrimento dos pobres.
Bendine não está mais no comando do Banco do Brasil. Ele foi promovido. Agora preside a Petrobras, a maior empresa do país, aquela mergulhada em infindáveis escândalos de corrupção, justamente porque o PT a confundiu com uma vaca leiteira particular. Imaginem quantos carrões de luxo poderão ser comprados pelos “pobres” amigos dos petistas agora…
Rodrigo Constantino