Fonte: G1| Foto:

“Esperemos agora que o prefeito do Rio decrete os dias em que podemos trabalhar. Acho mais fácil.” – Carlos Andreazza

CARREGANDO :)

O prefeito do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (2), que a cidade terá mais um feriado por conta dos Jogos Olímpicos. Além dos três feriados que já estavam previstos (5, 18 e 22), a próxima quinta-feira (4) será de folga no município. Ele justificou a medida citando a passagem da tocha olímpica na cidade, mas admitiu que o Rio sofreu com congestionamentos desde segunda por conta da implementação da faixa olímpica.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva no Rio Media Center.

Publicidade

“Essas faixas geraram transtornos em toda cidade, especialmente Linha Amarela, impactando de forma muito intensa na Barra da Tijuca, num trecho da Linha Vermelha”.

O prefeito pediu aos cariocas que se programem não só para os dias de interdições, mas também para os feriados, e que priorizem o transporte público. Paes pediu desculpas pelo trânsito complicado, mas disse que o momento é único.

“Valem a pena esses transtornos, essas contingências para que a gente possa mostrar ao mundo que o Rio é um lugar muito especial. Apesar dos desafios deste país, a gente tem muito orgulho do que representa”.

Para quem tem mentalidade de servidor público, um dia a menos de trabalho representa apenas um descanso maior, quiçá uma tarde relaxando em frente à televisão, jogando para o dia seguinte os carimbos burocráticos. Mas para a iniciativa privada significa menos faturamento, menos serviço remunerado, mais custo se for abrir os negócios assim mesmo. E tudo sem desconto nos impostos…

Essa forma de fazer as coisas já deu, cansou. Somos os reis do improviso, da malandragem, do jeitinho. Não investimos em transporte, nem com 7 anos de prazo? Então basta decretar feriado durante os jogos. Já sabíamos que seria assim! E pior: achamos normal, aceitável, parte da vida.

Publicidade

Queremos causar boa impressão nos gringos, então criamos faixas exclusivas para a Olimpíada, punindo o povo. Não funciona nem assim? O povo fica parado no engarrafamento? Então decreta-se feriado. E por aí vai, de malandragem em malandragem, afundando na esculhambação total.

Por isso, pergunto: brasileiro é otário?

Rodrigo Constantino