Segundo o órgão, a ação foi motivada por atos de improbidade administrativa ocorridos dentro do Colégio Pedro II na unidade São Cristóvão II, que chegaram ao conhecimento do MPF-RJ por meio de representações e depoimentos prestados por pais de alunos da instituição. Eles alegam que o Sindscope fundou um núcleo do PSOL dentro do colégio, o que foi comprovado durante a tramitação de procedimento administrativo.
O MPF-RJ também apurou que, nas eleições municipais em 2016, houve propaganda eleitoral explícita em favor do candidato do PSOL Marcelo Freixo e do professor Tarcísio Motta de Carvalho, realizados por servidores dentro do Colégio Pedro II com a distribuição de material de campanha.
A ação ainda argumenta que o Sindscope ocupa, de forma irregular, as dependências da escola, já que o contrato de cessão de espaço terminou em janeiro de 2016 sem que houvesse renovação do dispositivo. A instituição de ensino solicitou ao sindicato a devolução do espaço para que fossem criadas novas salas de aula, mas o Sindscope permaneceu no local sem que o reitor tomasse providências para reincorporar o espaço.
Na ação, o MPF requer a aplicação de multa por dano moral coletivo ao Sindscope, ao PSOL, ao reitor e à diretora do sindicato e a condenação dos réus às penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92, art. 12).
Mas sabem como é: não passa de “paranoia da direita” falar em doutrinação ideológica nas escolas e universidades. Quem precisa do Escola Sem Partido, não é mesmo? Isso é um CRIME! Esses canalhas militantes querem roubar aquilo que é mais precioso em nossos jovens: sua mente! Querem trocar ensino por catequese ideológica, matemática por socialismo, história por narrativa falsa, português por revolução.
São vermes! São bandidos! E o pior: muitos pais fazem pouco caso disso, acham que não tem tanta importância, que faz parte, que sempre foi assim, que não há grandes problemas. Aí o Brasil vira esse lixo esquerdista, com PT e PSOL conquistando espaços e o esquerdista PSDB tido como quase a “extrema-direita” da política, e todos ficam perplexos. Como pode? Aí está a resposta!
Militantes doutrinadores se disfarçam de professores, montam núcleos partidários dentro das escolas, e criam uma legião de autômatos, de papagaios de slogans marxistas. E as vítimas são os filhos da elite! São esses que votam depois em Freixo ou Lula, encantados com Chico e Caetano.
Ou a gente ataca o mal pela raiz, ou o Brasil não corre o menor risco de dar certo…
Rodrigo Constantino
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS