Enquanto corria na esteira ontem, vi o programa “The Five” da Fox News malhar o Brasil e os riscos de violência, zika e desorganização por conta dos jogos olímpicos. Mas não é apenas a Fox News que tem batido forte na gente. Na CBS, Stephen Colbert meteu o pau no Brasil e no Rio, sem dó nem piedade:
Sei que isso tudo pode ferir nossa “autoestima”, e também devemos tomar cuidado com o complexo de vira-latas. Mas a melhor resposta não é a raiva, ou fingir que não damos pano pra manga. Ao contrário: acho que qualquer povo maduro deveria refletir sobre isso tudo, o porquê de tanta sacanagem com nossa esculhambação toda, corrupção, violência.
Será que o excesso de malandragem dos brasileiros, nosso jeitinho, foi um tiro que saiu pela culatra? Será que, em vez de um povo descolado, com ginga, não passamos de um bando de otários que viram motivo de chacota no exterior?
É esse o tema do meu novo livro, que será lançado em julho agora em quatro capitais. Infelizmente, não consigo achar muita graça das piadas sobre o Brasil, pelo motivo óbvio de que são muito sérias, e retratam uma realidade muito triste para milhões de brasileiros que vivem presos nesse inferno de malandragem.
Rodrigo Constantino
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS