Fonte: GLOBO| Foto:

A economia brasileira encolheu 0,3% no primeiro trimestre na comparação com os três últimos meses do ano passado, anunciou o IBGE nesta quarta-feira. Este é o quinto resultado trimestral negativo seguido, mas melhor do que o recuo de 0,8% esperado pelo mercado financeiro. Em relação a igual período do ano passado, a queda foi bem mais intensa, de 5,4% — oitavo tombo consecutivo nesta comparação. Já o resultado acumulado em 12 meses registrou baixa de 4,7%. Este é o pior resultado acumulado em quatro trimestres desde o início da série histórica do IBGE, em 1996. Em valores correntes, o PIB ficou em R$ 1,47 trilhão no primeiro trimestre.

CARREGANDO :)

[…]

O primeiro trimestre de 2016 apresentou taxa de investimento — que é a relação entre a FBCF e o PIB — de 16,9%. Em igual período de 2015, a taxa tinha sido de 19,5%. Já a taxa de poupança foi de 14,3%, também inferior ao resultado registrado no primeiro trimestre de 2015, de 16,2%.

Publicidade

[…]

Em relação ao último trimestre do ano passado, na indústria, a maior queda se deu na extrativa mineral, com retração de 1,1%. A indústria de transformação apresentou resultado negativo pelo sexto trimestre consecutivo, de 0,3%. A construção caiu 1%.

[…]

Ao registrar mais uma queda, a economia brasileira completa uma série de oito tombos seguidos. Segundo o Comitê da Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getulio Vargas, a mais longa recessão já registrada no Brasil ocorreu entre o terceiro trimestre de 1989 e o primeiro trimestre de 1992, quando o PIB recuou por 11 trimestres consecutivos, acumulando baixa de 7,7%.

O quadro é de depressão profunda, não há outra expressão. Temos uma atividade econômica em constante declínio, uma indústria desabando, investimentos desaparecendo, poupança inexpressiva, e isso tudo com uma inflação bastante elevada ainda. Parabéns, PT! Parabéns, Dilma! Vocês conseguiram destruir o Brasil mesmo, como nós liberais alertamos que aconteceria com a “nova matriz macroeconômica”.

Publicidade

E então, alguém ainda quer o “volta Dilma”? Deseja mesmo a volta dela, a maior responsável por tudo isso, aquela que até Lula considerou seu maior erro, segundo Sarney? É caso psiquiátrico de sado-masoquismo. Se você quer sofrer, ao menos faça isso sozinho, ou ao lado de outros que pensam como você. Deixe o sadismo de lado e compre uma passagem só de ida para Cuba ou Venezuela, onde as ideias petistas vingaram. Mas por favor: não tente afundar junto a nação inteira…

Rodrigo Constantino