Dois economistas em particular que ganharam o Prêmio Nobel envergonham a categoria: Paul Krugman e Joseph Stiglitz. Não quero dizer que nunca foram economistas sérios ou que levaram o prêmio sem qualquer mérito, e sim que se transformaram em militantes políticos, em panfletários, proselitistas de esquerda. Stiglitz está assessorando Hillary Clinton, e Krugman virou o garoto-propaganda do Partido Democrata.
Em entrevista à Folha, Stiglitz simplesmente defendeu o absurdo, aquilo que qualquer economista minimamente sério compreende se tratar de algo estúpido, pois acumulamos séculos e séculos de experiência para conhecer os efeitos dessa medida, além da boa teoria mostrar o mesmo. Vejam o que disse o homem:
Quando o governo tentou baixar os juros, que chegaram a 7,25% ao ano em 2012, a inflação voltou a ficar acima da meta.
Sim, tem algo especial sobre o processo inflacionário no Brasil e isso pode requerer uma cooperação maior entre trabalhadores e empresas, alguns acordos de congelamento de preços e salários, para quebrar o ciclo inflacionário. O Brasil está pagando um preço muito alto por isso, um ciclo bastante incomum entre os países emergentes.
Então o economista com Nobel não sabe que inflação é um fenômeno monetário? Então ele não sabe que os gastos e o crédito público dispararam no Brasil? Então ele não entende o efeito de um congelamento de preços e salários, algo que é conhecido desde Diocleciano ao menos? Como pode alguém com renome tão grande pregar alto tão estúpido?
É o resultado de quando o partidarismo fala mais alto do que a razão. Stiglitz, assim como Krugman, perderam totalmente a credibilidade entre os economistas sérios, em troca dos aplausos dos incautos e as verbas dos políticos populistas. É triste ver o que algumas pessoas fazem com seu nome em troca de coisas menos importantes…
Rodrigo Constantino
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS