Após listar vários livros que li em 2014, aproveito para recomendar as séries de TV que vi e gostei. Sim, sobrou um tempo para elas, e não é difícil entender por que os filmes de Hollywood não conseguem mais chegar aos pés dessas séries: tratam com mais coragem de temas que o politicamente correto praticamente baniu das salas de cinema. Vamos lá:
Downton Abbey: simplesmente a melhor delas, a mais refinada, elegante, com ótimos diálogos, com a fina ironia inglesa, e com uma clara sensação de que algo se perdeu nesse progresso todo. Cheguei a comentá-la aqui. Agora só falta a quinta temporada…
Breaking Bad: a segunda melhor, pau a pau com a primeira. Simplesmente espetacular, pela forma com que lida com os dilemas morais de um doente que se julga em estágio terminal e quer deixar algo para a família, mas é tomado pela ambição, corrompido pelo poder, até a autodestruição. Escrevi minha visão da série viciante aqui.
House of Cards: A política e suas entranhas. Como um maquiavélico consegue manipular tudo e todos para sua desmedida ambição e chegar ao topo do poder. A cumplicidade que o personagem principal, papel do grande ator Kevin Spacey, trava com o público é incrível. Faz isso comentando com a gente seus pensamentos e táticas enquanto a cena continua rolando, uma estratégia e tanto do diretor. Que venha logo a terceira temporada!
Homeland: Terrorismo, as estripulias da CIA, ameaça islâmica, tudo bastante atual, e tudo eletrizante nessa excelente série com Claire Danes no papel principal da agente Carrie Mathison, e Damian Lewis no papel de Nicholas Brody. Entretenimento garantido.
Lewis fez também a primeira dessas sérias que vi, há muitos anos, que foi Band of Brothers, produzida por Tom Hanks e Spielberg. Trata-se do Dia D da Grande Guerra e é simplesmente imperdível. Para quem ainda não viu, recomendo com veemência. É tão boa que comprei os DVDs para tê-la para sempre, ainda que DVD seja algo já obsoleto…
Não vi Game of Thrones ainda, que foi a verdadeira febre em 2014. E pretendo começar Marco Polo em breve. Mas vi Os Pilares da Terra, baseada em livro homônimo de Ken Follet, e recomendo. É muito interessante mergulhar nessa época antiga. E para quem gosta da história da Idade Média, recomendo mesmo a coletânea Os Reis Malditos, em 7 volumes, de Maurice Druon. Fantástica!
E por melhores que sejam essas séries – e dou o braço a torcer de que são muito boas mesmo – os livros são sempre melhores…
Rodrigo Constantino
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião