| Foto:

Alguém aceitaria comprar um carro usado de um petista? Eu certamente não. E justamente porque o PT não é nada confiável, Michel Temer precisa delinear com exatidão o D0 de seu provável governo.

CARREGANDO :)

É verdade que Temer e o PMDB foram sócios desse governo desde o começo. Mas como o vice-presidente cansou de dizer, era mais uma espécie de figura decorativa, nunca consultado para as importantes decisões.

Além disso, por mais que o PMDB tenha apontado vários ministros, sabemos que boa parte da máquina estatal ficou sob os controles minuciosos do próprio PT. O aparelhamento foi enorme.

Publicidade

Sim, o PMDB também não é flor que se cheire. Sabemos disso. Mas nada se compara ao PT, uma quadrilha ideológica disfarçada de partido. O que fizeram na Petrobras e nos bancos públicos é prova disso. O critério de escolha era estritamente partidário e vimos como essas estatais foram transformadas em braços do PT.

Por isso Temer precisa fazer a limpa, deixar a luz entrar para desinfetar a máquina estatal um pouco. Se não quiser assumir a herança maldita, o fardo da imensa podridão que existe nessas empresas, precisa adotar uma política de transparência imediatamente.

Ninguém sério irá assumir certos cargos em seu eventual governo sem essa garantia. As incertezas são grandes demais, pois ninguém sabe o tamanho dos rombos deixados pelos ratos petistas. Uma auditoria séria e independente poderia tornar público esse estrago causado pelo PT. E é o que pretende fazer Temer, segundo a Coluna do Estadão, que estreiou hoje com essa notícia:

Faz muito bem Temer, que pode não ser nenhum santo, mas não teve ingerência nesses apontamentos absurdos feitos pelo PT. Incluiria também os fundos de pensão, caixa-preta em nosso país, dominados por corruptos em vários casos.

Publicidade

Ninguém acha que teremos seriedade plena da noite para o dia. Sabemos que não é assim que a banda toca. Mas o que o PT fez não tem precedentes. E é isso que precisa ficar claro para a nação. A melhor forma de fazê-lo é Temer convocar empresas de auditoria para fazer uma devassa nessas instituições e expor os esqueletos todos que o PT escondeu dentro delas.

Temer tem que criar o “marco zero” de seu governo de transição. Toda bandalheira feita antes de ele assumir o comando deve ser exposta. O PT quebrou o Brasil e quebrou nossas estatais. A magnitude do buraco só será conhecida se auditores puderem fazer a limpa e relatar o que encontrarem nesses buracos cavados pelos petistas.

Rodrigo Constantino