O desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre colocou o Brasil na última posição em uma lista de 31 países, segundo ranking de desempenho elaborado pela agência de classificação de risco braisileira Austin Rating.
O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro caiu 0,3% em comparação com os três meses anteriores e 5,4% na comparação contra o primeiro trimestre de 2015 – a oitava contração seguida da economia.
“Dessa vez, o Brasil foi superado pelas economias da Grécia, Ucrânia e Rússia, que nas edições anteriores estavam com desempenho piores. Outras economias que apresentaram resultados muito ruins nas edições anteriores, como a Venezuela, até o momento não divulgou seus resultados”, destaca o relatório assinado pelo economista-chefe Alex Agostini.
O ranking compara os PIBs dos países que já publicaram resultado referente ao 1º trimestre de 2016.
Como todos já sabem a esta altura, o PT vive só de marketing, de propaganda enganosa, de estelionato eleitoral. Na era da bonança, economistas liberais, como eu, alertaram para os pilares insustentáveis de nossa economia, mostrando que tudo não passava de um voo de galinha, com baixo alcance e muito espalhafatoso. Fomos ridicularizados.
Depois, quando os sinais de fumaça ficaram mais visíveis, o PT adotou a negação do problema. Durante a campanha eleitoral, criou o personagem Pessimildo, para ironizar os alertas que fazíamos.
Quando veio a crise mesmo, restou ao PT arrumar bodes expiatórios. A crise era global, dizia, e o Brasil fora afetado como todos os emergentes. Os dados mostravam o contrário. Escrevi vários textos comprovando que nossa crise era totalmente made in Brazil, um produto das trapalhadas do governo petista.
Eis aí a prova final disso. Entre mais de 30 países, o Brasil é o patinho feio. E de longe! A Rússia, que sofre na veia com a queda do preço do petróleo, teve queda do PIB perto de 1% no primeiro trimestre. O nosso caiu mais de 5%! Queda das commodities, crise chinesa, efeito global? Esqueça isso. É papo de embusteiro. É conversa de 171, conto da carochinha, discurso petista. O Brasil afundou mesmo. E só há um responsável direto por isso: o PT.
Rodrigo Constantino
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS